segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Manual brasileiro orientará tratamento da dengue na tríplice fronteira

O Manual “Diretrizes Nacionais de Epidemias de Dengue”, elaborado pelo Ministério da Saúde do Brasil e publicado em 2009, está sendo estudado por profissionais de saúde dos Brasil, Paraguai e da Argentina. Um treinamento promovido pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde) capacita, na margem direita, agentes de endemias e gestores dos três países. O curso encerrou no sábado, com aulas práticas.

Profissionais de saúde durante o curso na margem paraguaia.
O treinamento é preparatório para o verão, época mais propícia para o Aedes aegypti se propagar. Em setembro haverá outro módulo. O objetivo é unificar as ações de prevenção, controle e tratamento da doença na tríplice fronteira. No livro é possível encontrar informações sobre como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, diagnosticar as fases da doença e o passo a passo para uma assistência adequada.

"Atualmente, devido às mutações do mosquito, há dengue todo ano", diz Matheus Cerroni.


Segundo o biólogo Matheus Cerroni, coordenador do treinamento, até pouco tempo os técnicos apenas procuravam formas de prevenir a dengue. Hoje, de acordo com ele, a situação está mais complicada. “A dengue era sazonal e cíclica. Atualmente, devido às mutações do mosquito, há dengue todo ano”, explicou. “Geralmente o curso é realizado apenas no Brasil, mas atendendo aos apelos do GT-Itaipu Saúde optamos por integrar as metodologias”, disse Matheus.

Números

No Brasil, de acordo com dados da Organização Pan-americana de Saúde (OPS), de 1o de janeiro a 18 de agosto deste ano, 367 pessoas morreram em decorrência da dengue. No Paraguai, no mesmo período, foram registrados 15 óbitos.

Integração

Para Joel de Lima, coordenador do GT-Itaipu Saúde, a unificação das terminologias e modelos facilitará a assistência e reduzirá o número de casos de dengue hemorrágica. “Nosso objetivo é eliminar os mosquitos, mas também devemos estar preparados para cuidar dos doentes e evitar a morte”, explicou.

Fonte: JIE

Um comentário:

  1. Dengue:usem citronela,neem, cravo da índia,na casa,quintais,ralos e nocorpo,tomem Proden,remédio homeopático,e chá de cravo amarelo(antiviral).Usem armadilhas MEGA nas casas,e armadilhas grandes nos campos.

    ResponderExcluir