sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Lula desembarca em Foz na quarta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre no dia 1º de setembro (quarta-feira), às 20h, no Hotel Golden Tulip Internacional, em Foz do Iguaçu, o Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero. A solenidade de abertura terá ainda a presença da ministra da Secretaria de Política para as Mulheres do Brasil, Nilcéa Freire, e da ministra da Secretaria da Mulher do Paraguai, Glória Rubin, entre outros convidados.

Já no dia 2 de setembro, as oficinas, com 400 vagas, começam às 9h. Nesse horário está prevista uma mesa-redonda com o tema: “Gênero, Desenvolvimento e Poder: que desenvolvimento? Que custo? Para quem?”

Quatro empresas vão apresentar suas experiências no assunto. A Organização Internacional do Trabalho – OIT, Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – Unifem, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e Comitê Brasileiro do Pacto Global debaterá o tema com os participantes.

No período da tarde, a partir das 14h, entra em debate o tema: “Gênero, Desenvolvimento e Poder: qual o papel das empresas?” Também está prevista a apresentação de exposição do documento Gênero nos Relatórios de Sustentabilidade e diálogo com Secretaria da Mulher do Paraguai, Secretaria de Política das Mulheres do Brasil e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese.

O evento faz parte da programação oficial da visita do presidente Lula à região de fronteira. O roteiro do presidente inclui a abertura do “Seminário Latino-Americano de Acolhimento Familiar: Celebração das experiências. Fortalecendo os avanços na garantia do direito à família”; e ainda, a inauguração do marco da garantia dos direitos das crianças e adolescentes no viaduto entre as Avenidas Juscelino Kubitscheck e Tancredo Neves; e termina com uma aula inaugural da Unila..

Lula em Foz (programação preliminar)
No dia 1º, às 20h, o presidente participa da solenidade de aberura do Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero, no Hotel Golden Tulip Internacional.

No dia 2, às 9h, no Rafain Palace, Lula abre o Seminário Latino-Americano da Rede de Acolhimento Familiar (Relaf).

Às 11h, o presidente deve passar pelo viaduto entre as Avenidas Juscelino Kubitscheck e Tancredo Neves, onde haverá uma solenidade simbólica de inauguração do marco da garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O local está recebendo uma pintura especial de grafitagem para a ocasião.

Em seguida, o presidente segue para a Itaipu. No Portal do Conhecimento, dentro da usina, ele será aguardado pelos alunos da Unila, professores, dirigentes e convidados, entre eles um grupo de cerca de 100 crianças da Escola Arnaldo Izidoro de Lima, da Vila C.

No local será feita a cerimônia de lacre da Cápsula do Tempo da Unila, que tem mais de 3,5 mil mensagens da comunidade, com projeções sobre a nova universidade federal, a região de fronteira, o Brasil e a América Latina. O próprio Lula deverá deixar uma mensagem. A cápsula será aberta em 2060, no cinquentenário da Unila.

Por volta do meio-dia, o presidente se desloca para o Cineteatro do Barrageiro, onde faz a aula inaugural da universidade.

Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário