segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Grafitagem na prática

A técnica do grafite foi apresentada nesse final de semana a um grupo de 25 amadores, entre eles vários jovens do projeto Plugado!, que vão ajudar na pintura do viaduto entre as avenidas Juscelino Kubitscheck e Tancredo Neves. A maior tela de Foz do Iguaçu já está sendo preparada – a partir desta segunda-feira (23), a Prefeitura pinta o viaduto para fazer a "base".


Durante a oficina, jovem aprende as técnicas do grafite para aplicar depois, na pintura do viaduto.

A obra, que será coordenada por três dos maiores grafiteiros da América Latina, já tem temática definida: a união de três povos em defesa dos direitos da criança e do adolescente. O projeto, apoiado pela Itaipu, deve ficar pronto até o dia 30 de agosto. Revitalizado, o viaduto deve ser inaugurado pelo presidente Lula em 2 de setembro.

No sábado (21), os jovens ouviram sobre a história da arte de periferia e o poder das mensagens repassadas por ela. No domingo (22), a aula foi prática: o grupo pintou os muros da Escola Municipal Josinete Holler, na Vila A.


Com o spray colorido, Leodivane Pereira, "Leody", deixa sua marca.

Uma das participantes foi a estudante Leodivane Pereira, 16 anos, integrante do Plugado! Ela contou que sempre gostou de desenhar, mas nunca tinha pensado em grafitar. “É uma boa experiência. Pretendo aperfeiçoar meu desenho e continuar grafitando”, afirmou. O tatuador Michel Dal Pizzol, 25 anos, também estava animado. “Esta é uma oportunidade de valorizar a arte de rua”, disse.


O tatuador Michel pretende aplicar as técnicas também no trabalho.

Para o grafiteiro paraguaio Oscar Saul Montania, Oz, um dos coordenadores da pintura, o desafio será grande não apenas pela extensão – depois de pronta, a obra, com 3,5 km², entrará para o Livro dos Recordes –, mas pelo tema. “Será o nosso grito contra a violência e desrespeito com as crianças. Passaremos nossa mensagem através das imagens”, disse.


Davi Linhares ensina sua arte e agradece o reconhecimento de Itaipu.

Além de Oz, os grafiteiros Davi Linhares e Renato Pontello também farão parte da coordenação. “Ser convidado pela Itaipu para fazer um trabalho deste porte é o reconhecimento de nossa arte”, destacou Davi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário