sexta-feira, 16 de julho de 2010

Secretário de Ciência e Tecnologia confirma curso de Medicina em Foz

O campus de Foz do Iguaçu da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) terá curso de medicina nos próximos anos. O anúncio oficial foi feito, nesta sexta-feira (16), pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Nildo Lübke em uma reunião com o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek e Joel de Lima, responsável pelas negociações entre a empresa e a Universidade.



Durante a reunião de trabalho Lübke estipulou um prazo de 30 dias para determinar quando as primeiras vagas serão abertas.

A proposta inicial é que o Campus de Cascavel, dobre o número de vagas. De 40 passe para 80. Esses novos 40 acadêmicos estudarão em Foz.

Segundo Joel, estes detalhes estão sendo “costurados” há pelo menos um ano entre a direção da Unioeste, Itaipu e demais parceiros.

Para Samek, a implantação do curso em Foz é de grande importância para a região: “Uma ampliação no número de médicos será benéfica não apenas para Foz do Iguaçu, mas todos os outros municípios vizinhos”, disse.

Necessidades

O objetivo do encontro foi discutir as necessidades da Unioeste para implantação do curso. Entre elas, laboratórios, estrutura, equipamentos, corpo docente e biblioteca, o investimento deverá ser da ordem de R$ 12 milhões, divididos nos seis primeiros anos do curso – tempo necessário para a formação da primeira turma. “A estrutura que temos para o curso de enfermagem não é adequada para o de Medicina, por isso a necessidade do investimento”, explicou o pró-reitor de Graduação da Unioeste, Eurides Küster Macedo Junior.

Hospital-escola

A ideia é que o Hospital Costa Cavalcanti possa vir a ser o hospital-escola para os alunos do curso. “A aceitação do corpo clínico do hospital foi muito boa, a ideia foi muito bem aceita”, declarou o diretor-superintendente da Fundação Itaiguapy, Anilton José Beal.

Também participaram da reunião o deputado estadual Chico Noroeste, a diretora-geral do campus de Foz do Iguaçu da Unioeste, Renata Camacho Bezerra e a coordenadora do curso de enfermagem da instituição, Lílian Lessa Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário