terça-feira, 6 de julho de 2010

Conferência debate direitos da pessoa idosa em Foz


Foi aberta na segunda-feira à noite, no Centro de Convivência do Idoso em Foz do Iguaçu, a 2ª Conferência Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Os debates e palestras continuam nesta terça, durante todo o dia com a participação de gestores públicos, assistentes sociais, médicos e os próprios idosos.

Ainda hoje, os participantes devem escolher oito delegados do município para participar da conferência regional e, posteriormente, da conferência nacional, que será em 2011. As decisões tomadas nestes encontros ajudarão a definir as políticas públicas para todo o Brasil.

Itaipu foi representada pelo assistente do DGB Joel de Lima. Na abertura, Joel afirmou que, a conferência é um dos tripés para a elaboração de políticas públicas para pessoas com mais de 60 anos.

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, também chamada de Constituição Cidadã, os gestores públicos devem formular ações preventivas. “No caso da saúde, é necessária a construção de hospitais, mas a prioridade deve ser a prevenção de doenças e a garantia da qualidade de vida da população”, exemplificou Joel.

Joel: "Administrador deve buscar respaldo na comunidade".


O segundo ponto é a execução das políticas próxima do público alvo. E o terceiro é a participação da comunidade. “O administrador público pode até pensar, mas precisa buscar respaldo na população. Por isso as conferências são importantes”, explicou o assistente do DGB. Ele completou fazendo uma comparação: “Esse tripé pode ser comparado a um banquinho com três pernas. Se tirarmos qualquer uma delas, ele perde o equilíbrio e cai”.

Em prol do idoso

A Itaipu auxilia no fortalecimento das políticas públicas em prol da pessoa idosa através de pelo menos três programas. A empresa é parceira da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), hoje com 38 acadêmicos. Por meio do Programa Rede Cidadã, a empresa contribui para a alfabetização de jovens e adultos.

Um dos eixos temáticos do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde) é Saúde do Idoso. A comissão elabora projetos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dês público.

Atualmente, de acordo com dados repassados pela secretária municipal de Assistência Social, Rosilene Link, o número de pessoas com mais de 60 anos aumentou consideravelmente. Somente em Foz são mais de 20 mil pessoas, ou cerca de 6,5% da população.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário