quinta-feira, 29 de julho de 2010

Com apoio de Itaipu, mesquita será atração turística de Foz

A mesquita Omar Ibn Al-Khattab, um dos maiores templos islâmicos do Brasil, será incluída no circuito turístico de Foz do Iguaçu. O monumento já é visitado diariamente por dezenas de pessoas interessadas em conhecer um pouco da história, da religião e da arquitetura islãmicas, mas a proposta é profissionalizar o atendimento e transformar o local em mais um atrativo do município.

Samek visitou a mesquita em dezembro do ano passado (ele está de camisa vermelha). Foi quando surgiu a ideia de incluir o templo entre atrações turísticas de Foz.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, em Itaipu, durante reunião de representantes da comunidade árabe com o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, além do assistente do DGB Joel de Lima e do superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla.

Na reunião desta quarta-feira, detalhes do lançamento da campanha de divulgação da mesquita.
No dia 9 de agosto, na própria mesquita, será iniciada a construção de um centro de recepção de visitantes e o material de divulgação será apresentado. Piolla também disse que já está reservado um espaço no site www.fozdoiguacudestinodomundo.com.br.


Joel de Lima, Samek e Gilmar Piolla: apoio de Itaipu para que a mesquita ganhe mais destaque.

“Mostraremos que em Foz, além das Cataratas e de Itaipu, tem muitos outros locais que merecem ser visitados", afirmou o superintendente da CS. Ele completou: A mesquita é um atrativo concreto, já existe. Precisamos apenas inseri-la no rol das visitas”.

O interesse em incluir o templo no roteiro dos guias da cidade surgiu em dezembro, depois que Samek e Joel de Lima visitaram a mesquita. Segundo Samek, “a construção é linda e deve ser conhecida pelo maior número de pessoas possível”.


Reunião com a comunidade árabe, em dezembro do ano passado: da visita veio a ideia de incluir a mesquita no roteiro de Foz.

O sheik Mohsin Alhassani agradeceu o apoio da empresa. “Nosso objetivo é colaborar com o desenvolvimento social, turístico e cultural da cidade. E conseguiremos isso com a ajuda de Itaipu”.

Joel de Lima lembrou que o primeiro passo para incluir a mesquita foi verificar o interesse dos turistas e avaliar as condições do local para a receptividade. Uma equipe da Fundação Parque Tecnológico Itaipu realizou uma pesquisa de opinião entre os visitantes, guias de turismo e estudantes para saber os pontos fracos e fortes do atrativo.

Os questionaram mostraram que 60% dos visitantes da mesquita são formados por famílias. A maioria foi indicada por amigos, familiares ou curiosidade. Desses, 85% estavam no local pela primeira vez.

No geral, a maior curiosidade dos turistas é sobre a história, religião, gastronomia e arquitetura árabe. Eles disseram que a infraestrutura é deficiente: além do centro de visitantes, pediram banheiros adaptados para pessoas com deficiência física e uma loja de suvenires.

O templo, inaugurado em 1983, desperta muito interesse dos visitantes.

A mesquita, inaugurada no dia 20 de março de 1983, conta com área construída de 1.248 m2 e possui uma sala oval de 580 m2 para orações, orientada para Meca, para onde os muçulmanos se direcionam durante as cinco orações diárias.

Antes de entrar no espaço sagrado, é preciso respeitar alguns procedimentos, como deixar os sapatos na entrada do tempo e entrar descalços no salão oval. O ambiente não possui altares e imagem.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário