terça-feira, 13 de julho de 2010

Agentes são treinados para controlar Aedes aegypti

Cerca de 60 técnicos e agentes dos programas de controles de vetores do Brasil, Paraguai e Argentina participam de um curso teórico-prático para verificar na região de fronteira o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As aulas serão nesta quinta e sexta-feira, no Centro de Treinamento da Itaipu (MD).

Promovido pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde e ministrado por técnicos do Ministério da Saúde do Brasil, a proposta do curso é capacitar esses agentes para que, periodicamente, possam fazer o controle de campo e o Levantamento Rápido de Índice do Aedes aegypti (Lira) em seus municípios.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é considerado tolerável encontrar um foco do mosquito a cada cem residências ou estabelecimentos comerciais. Quando o coeficiente sobe para 3 deve ser dado sinal de alerta e, acima deste número, há risco de epidemia.

Lira

Para chegar aos índices finais, durante o treinamento, os profissionais aprenderão a avaliar a densidade larvária e a mensuração será feita por amostra probatória dos imóveis na área urbana nos municípios.

O Lira é resultado do cumprimento de quatro etapas e procedimentos: reconhecimento geográfico (local onde será estudado); criadouros (depósitos que contenham água, como caixas d´água, pratos, garrafas, ralos, fontes ornamentais e pneus); levantamento de índices; e planejamento operacional (incluir dados no sistema).

Os técnicos aprenderão também a utilizar o software disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

De 1º de janeiro até hoje, foram registrados 9.430 casos de dengue nos municípios da 9ª Regional de Saúde. No Paraná, foram 15.617 casos. Desse total, seis pessoas morreram.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário