sexta-feira, 25 de junho de 2010

GT-Itaipu Saúde tem nova coordenação

Joel de Lima fez um balanço rápido das conquistas do Grupo de Trabalho durante os sete anos

AI Itaipu

Foto: arquivo

O Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde) tem nova gestão. Os coordenadores suplentes pelo lado brasileiro e paraguaio respectivamente, Joel de Lima e Luis Román Merelles, deixaram a coordenação do colegiado. O anúncio foi feito durante a reunião comemorativa do sétimo aniversário na terça-feira.

Pelo lado paraguaio, as atividades, a partir de agora, serão coordenadas por Nanci Mujico Ojeda, mas Merelles permanecerá na Equipe Executiva. Pelo Brasil, ainda não foi definido quem substituirá Joel de Lima.

Emocionado, Joel fez um balanço rápido das conquistas do Grupo de Trabalho durante os sete anos. Para o coordenador esta é uma data histórica a ser comemorada. "A partir das nossas discussões mensais conseguimos colaborar para o fortalecimento das políticas públicas do Brasil, Paraguai e da Argentina", pontuou.

Um dos exemplos foi a implantação do Sistema Integrado de Saúde das Fronteiras (SIS-Fronteira). O projeto da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde voltado à integração de ações e serviços de saúde na região fronteiriça do Brasil, foi espelhado no GT-Itaipu Saúde.

Segundo Joel, ele deixa o Grupo para voar um pouco mais alto e colaborar em outra esfera. Ele será candidato a Deputado Estadual, nas próximas eleições. "Comecei atuando na causa da saúde há mais de 10 anos, através do Sindicato dos Eletricitários (Sinefi); há sete, pelo GT-Itaipu Saúde e quem, sabe, em breve, na Assembleia Legislativa", disse. Mesmo se a vitória no pleito eleitoral não se concretizar, Joel não deve voltar à coordenação do colegiado. "Contribuí e aprendi tudo que poderia com este grupo. Agora, preciso de novos desafios", anunciou.

Imunização

Ainda na Equipe Executiva, Merelles afirmou deixar a coordenação com sensação de dever cumprido. "Por intermédio do GT-Itaipu Saúde conseguimos resolver alguns problemas de saúde pública no Paraguai", disse. Um deles é a erradicação da raiva canina e as amplas campanhas de vacinação contra sarampo, rubéola, entre outras doenças. "Continuarei dando o apoio necessário para este grupo, pois, pensa saúde e procura reduzir os problemas na Tríplice Fronteira", salientou.

Integração

Para a diretora de Programas Comunitários de Atencão Primária da Saúde da Província de Misiones, Dora Saldías, embora o Grupo de Trabalho tenha contribuído para melhorar a qualidade de vida dos indígenas, é um exemplo de integração. "Nestas reuniões, técnicos dos três países trocam informações e experiências. O nivelamento de conhecimentos é de extrema importância", afirmou.

Segundo Sônia Lafoz, assessora da Coordenação Nacional de Saúde do Mercado Comum do Sul (Mercosul) do Ministério da Saúde do Brasil, o GT-Itaipu Saúde atua como todos os órgãos e nações deveriam trabalhar: sem fronteiras. É inovador. "Existem outros projetos no âmbito do Mercosul, entretanto é único com essa continuidade e autonomia. Seria interessante levar essa metodologia para outras fronteiras brasileiras".

A médica paraguaia Mirtha Mendoza ratifica a afirmação de Sônia. "O Grupo entende saúde como um direito de todos.

Fonte: Gazeta do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário