Hidrelétrica gerou 43 MWh entre janeiro e março, o maior da história da binacional
Pela primeira vez em 32 anos de operação da usina de Itaipu, a produção de energia superou a marca dos 43 milhões de megawatts-hora (MWh) no período de cinco meses. De janeiro até agora, a Itaipu contribuiu com 43.053.000 MWh para o setor elétrico brasileiro e paraguaio.
Toda essa energia seria suficiente para abastecer o País inteiro por um mês e uma cidade do porte de São Paulo por um ano e meio. Essa quantidade também supera os 39,5 milhões de MWh estimados de geração anual da usina de Belo Monte, no Pará.
A expectativa é de que, até o fim de junho, a produção elétrica supere os 51 milhões de MWh, o que seria outra marca inédita. Por duas vezes, 2012 e 2013, a Itaipu atingiu os 50 milhões de MWh nos primeiros seis meses do ano. Foram os dois anos de maior produção da usina.
Os 43 milhões de MWh representam uma elevação de 2,8% na produção elétrica em relação ao mesmo período de 2013, ano do recorde mundial atingido pela hidrelétrica, com 98,6 milhões de MWh.
Já na comparação com 2015, quando totalizou 36,4 milhões de MWh, o volume é 18% maior. Só essa diferença de 6,6 milhões de MWh é equivalente à metade do consumo anual do estado de Pernambuco ou de todo o consumo anual do Distrito Federal.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério de Minas e Energia
Nenhum comentário:
Postar um comentário