terça-feira, 7 de junho de 2016

Consultas à restituição do IR começam nesta quarta-feira (8)

Pelo menos R$2,65 bilhões devem ser creditados prioritariamente a contribuintes idosos e pessoas com deficiência


Cerca de 1,6 milhão de contribuintes receberão restituição no primeiro lote
A partir das 9 horas desta quarta-feira (8), os contribuintes poderão consultar o primeiro lote de restituição da declaração do Imposto de Renda deste ano. Esse lote contempla também restituições residuais de 2008 a 2015.
A estimativa é de 1.612.930 contribuintes receberão os créditos bancários no dia 15 de junho. Segundo a Receita Federal R$ 2,65 bilhões serão restituídos na data. Nesse lote, receberão a restituição 1.499.168  idosos e 113.762 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificados pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode corrigir os problemas e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
Resultado de imagem para imposto de renda 2016A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o formulário eletrônico ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Receita.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do Imposto de Renda, liberação de restituições e situação cadastral no CPF.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Receita Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário