terça-feira, 24 de maio de 2016

Governo opta por vender ativos do Fundo Soberano

Ministro da Fazenda explicou que operação será feita com cuidado, para não gerar movimentos artificiais nos preços dos ativos


Diante da necessidade de ajustar as contas públicas, o governo decidiu vender os ativos que compõe o Fundo Soberano, hoje em R$ 2 bilhões. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explicou durante a divulgação de medidas para estabilizar a economia que essa operação será feita com cuidado, para não gerar movimentos artificiais nos preços desses ativos. Parte do fundo é formado por ações do Banco do Brasil.
“A decisão é imediata, mas o processo de venda das ações será cuidadosamente avaliado de forma a não criar movimentos artificiais”, afirmou o titular da Fazenda.
Meirelles explicou ainda que todas as medidas serão avaliadas tecnicamente e juridicamente e que devem ficar prontas em até duas semanas. “Não há dúvida de que qualquer processo de venda de ativos tem de levar em conta a evolução de preços e a demanda por esses ativos.”
O ministro observou que, além das ações, títulos públicos também fazem parte da composição do fundo. “Essa venda deve ser objeto de estratégia cuidadosa e será detalhada no devido tempo. O que está se definido agora é uma medida. Depois se detalhará a execução dessas medidas”, ponderou.
O Fundo Soberano do Brasil é um fundo público vinculado ao Ministério da Fazenda cujo objetivo original era mitigar os efeitos dos ciclos econômicos, formar poupança pública, promover investimentos em ativos no Brasil e no exterior e fomentar projetos de interesse estratégico localizados fora do País. Na prática, o fundo estava subutilizado, de acordo com a equipe econômica.
Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário