quarta-feira, 6 de abril de 2016

Oeste em Desenvolvimento apresenta projetos para impulsionar cadeias produtivas


O Programa Oeste em Desenvolvimento, do qual fazem parte 40 entidades regionais, lança a partir desta quinta-feira (7), às 8h30, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Cascavel, uma série de projetos que impulsionarão o crescimento das quatro cadeias produtivas da proteína animal da região (peixe, frango, leite e suíno).
Os primeiros projetos a serem apresentados serão na área leiteira. Uma das propostas é a criação de uma rede de assistência técnica para atender os 20 mil produtores do Oeste, que juntos abastecem o mercado com 1 bilhão de litros de leite por ano, o equivalente a 25% da produção do estado. A produção poderia ser quadruplicada, não apenas para atender o mercado interno, mas também para a exportação. Entretanto, falta qualidade do produto. Para atuar neste sentido, o Programa deve lançar uma certificação regional para avaliar o leite.

Outras cadeias
No dia 14, às 14h, na Associação Comercial de Toledo (Acit), serão apresentados os projetos para destinação adequada dos dejetos de suínos, uma das principais atividades agropecuárias do território.
No dia 15, também na Acit, o Programa apresentará para os produtores de pescado projetos para melhorar a qualidade da água dos açudes.
A previsão do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento é que em 2016 a cadeia cresça 22% no Paraná, superando a meta nacional, de 15%. Segundo Jonhey Nazário Lucizani, representante do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) no Programa, com esta previsão de crescimento, o cuidado com a água é fundamental, e a grande quantidade de fósforo nas rações prejudica a água. “Com a união de vários parceiros, estamos montando um protocolo para avaliar a qualidade das rações. Também será feito um trabalho de conscientização com os produtores sobre a importância do manejo adequado e a decantação correta”, disse.
O cuidado com a água também será o foco de uma parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Marechal Cândido Rondon, que será lançada em Toledo, no dia 26. A ideia é incentivar o reaproveitamento de água através de cisternas para os produtores de frango da região.

Hora de agir
Jaime Nelson Nascimento, representante da Itaipu no Programa, afirmou que o Oeste em Desenvolvimento entra numa fase de ações. O primeiro passo foi o levantamento das potencialidades. Depois, em parceria com produtores, cooperativas e entidades da região, foram diagnosticados os gargalos que poderiam impedir o crescimento das cadeias.
Lançado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento é uma iniciativa que une mais de 40 instituições como a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o Sebrae/PR, o Sistema Cooperativo, a Caciopar, a Amop, a Emater e a Fiep.

O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico do oeste do Paraná por meio de ações integradas e com foco nas potencialidades regionais.
Atua sobretudo nas áreas de Infraestrutura e Logística, Pesquisa e Desenvolvimento, Crédito e Fomento, Capital Social e Cooperação, e Energias Limpas e renováveis.
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário