quarta-feira, 16 de março de 2016

Audiência Pública pede educação integral nas creches

Com o apoio dos Conselhos Tutelares, Rede Proteger e associações de classe, o Movimento Pais em Ação - que conta com a participação de pais, professores e comunidade em geral, promove nesta quarta-feira (16), às 19h, na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, uma audiência pública.
O objetivo é encaminhar dois pedidos à prefeitura; que ofereça mais vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e mais vagas em período integral. A ação conta também com o apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu e Conselho Municipal da Mulher.
Atualmente, a prefeitura disponibiliza vagas para 7 mil crianças em 34 CMEIs. Dessas, segundo o diretor do Departamento de Educação Infantil do município, José Monteiro, menos da metade são de período integral. “Estamos com falta de professores e espaço físico para atender todas as crianças. A demanda é muito grande”, explicou.
Monteiro afirmou que no dia 28, serão abertas mais 2 mil vagas, mas todas no meio-período. “Queremos atender todas as necessidades, mas no momento não é possível. Já enviamos projeto para o Ministério da Educação para construir oito novas creches e vamos realizar concurso para contratar professores”, disse.
Educação integral
De acordo com o vice coordenador da Rede Proteger, Sérgio Benevides, as vagas nas creches são um direito garantido por lei. “Não basta apenas meio-período, pois as mães trabalham o dia todo. Precisamos também de educação em período integral”, disse.
Segundo Benevides, algumas mães estão se reunindo e pagando cuidadoras para ficar com os filhos. “Além do risco dessas pessoas não terem preparo, os ambientes, em geral, também não são adequados. Não é apenas colocar as crianças em um depósito. Elas precisam de educação de qualidade”.
Maria Emília Medeiros de Souza, coordenadora do PPCA, afirma que o objetivo do programa é apoiar iniciativas de proteção das crianças e evitar que fiquem em situação de risco ou vulnerabilidade.
Outras ações
Além da audiência pública, o Movimento Pais em Ação pretende desenvolver outras atividades como abaixo-assinado, mobilizações na Praça do Mitre no dia 17 e Feirinha da JK, no dia 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário