quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Itaipu servirá de modelo para empresas estatais na área de direitos humanos

O secretário Paulo Maldos (segundo da esquerda para a direita) e o assessor Nonato Lima já visitaram outras empresas públicas para conhecer suas políticas de promoção dos direitos humanos. Para eles, as ações de Itaipu servem de modelo.
 
As ações de responsabilidade social e ambiental de Itaipu vão orientar as políticas de direitos humanos de outras empresas estatais brasileiras. Foi esta a conclusão de uma reunião, nesta quarta-feira (26), entre o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Paulo Maldos, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, no gabinete do DGB, no Centro Executivo.
 
 O objetivo do governo federal é que todas as ações das empresas estatais – como Petrobras, Caixa Econômica Federal, BNDEs, Banco do Brasil, entre outras – que estejam voltadas para a promoção dos direitos humanos se alinhem às diretrizes da Secretaria. “Tudo que faz parte de nossa proposta de alinhamento já está sendo feito por Itaipu na mesma direção”, reconheceu Paulo Maldos. 
 
O secretário conheceu alguns projetos de promoção da responsabilidade social e ambiental desenvolvidos por Itaipu, além da visão da empresa, cujo objetivo é de, até 2020, consolidar-se como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional."
 
Para Samek, o alinhamento das práticas sustentáveis de Itaipu às diretrizes da Secretaria de Direitos Humanos não é coincidência. “Estamos falando a mesma linguagem. Todos nossos programas estão orientados em documentos planetários e nas diretrizes do governo, desde sua criação”, afirmou.
 
Os eixos da Secretaria de Direitos Humanos
- Direitos Humanos como instrumento transversal das políticas públicas e de interação democrática.
- Direitos Humanos como benefícios aos negócios corporativos.
- Desenvolvimento sustentável e Direitos Humanos, com inclusão social e econômica, ambientalmente equilibrado, participativo e não discriminatório.
- Pessoa humana como sujeito central do processo de desenvolvimento.
- Cidadania plena nas relações de trabalho, assegurando os Direitos Humanos universal, indivisível e interdependente.
- Direitos das crianças e dos adolescentes, das pessoas idosas e com deficiência para o seu desenvolvimento integral.
- Combate às desigualdades estruturais e a garantia do direito a diferença.
- Promoção e defesa do direito à cidadania e à igualdade de gênero.
- Educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de Direitos.
- Patrocínios de congressos, seminários, encontros e projetos sociais.


Fonte: JIE

Um comentário: