segunda-feira, 15 de junho de 2015

Itaipu, Unioeste e USP abrem inscrições para o Doutorado em Saúde Pública

Estão abertas as inscrições para o doutorado em Saúde Pública em Região de Fronteira. Os interessados em participar do processo seletivo tem até o dia 26 de junho para se inscrever. O curso, oferecido pela Doutorado Interinstitucional (Dinter), é resultado de uma parceria entre Itaipu Binacional, Unioeste e Universidade de São Paulo (USP).

Estão sendo oferecidas 30 vagas. Dessas, 20 para brasileiros e 10 para paraguaios.

A escolha pelo tema e a abertura de vagas para paraguaios vem ao encontro da missão da Itaipu de colaborar para o desenvolvimento da região fronteiriça. “Estamos numa região de fronteira e a Itaipu é uma empresa binacional. Há 10 anos todas as decisões tomadas por Itaipu na área da saúde são resultados de reivindicações apresentadas pelo Grupo de Trabalho (GT) Itaipu-Saúde, que reúne representantes da saúde dos governos municipais, estaduais e federais do Brasil, Paraguai e Argentina”, disse o assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima.

Para ele, a pesquisa ajudará na resolução de problemas transfronteiriços no País. E uma das condições para a empresa apoiar o projeto para trazer o curso para Foz do Iguaçu era de que oferecesse vagas também para os paraguaios.

“Foi justamente o fato de incluir o tema “Fronteira” no doutorado que garantiu a aprovação do doutorado para Foz do Iguaçu e a Unioeste”, afirmou a diretora do Campus da Unioeste em Foz, Renata Camacho. Segundo ela, sem o apoio da Itaipu não teria sido possível. “E se estamos numa região de fronteira, nada mais justo que incluir brasileiros e paraguaios”.

Na cerimônia de lançamento do doutorado, no auditório da Unioeste, no início de maio, o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, disse que a região Oeste e o Paraguai vivem um bom momento. Segundo ele, o progresso tem relação direta com as universidades instaladas na região. “Estamos transformando o Oeste do Paraná em uma região de cidades de classe média. Esse doutorado veio para coroar os esforços dos profissionais de saúde da fronteira e dos participantes do GT Saúde”, concluiu.

O doutorado

O Doutorado Interinstitucional (Dinter) ocorre quando uma instituição promotora promove o curso nas dependências de outra instituição de ensino. É preciso validação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, ligada ao Ministério da Educação. O Mestrado Institucional é conduzido pela instituição promotora, com corpo docente próprio.

Esse em “Saúde Pública em Região de Fronteira” tem como objetivo preparar pesquisadores na área de enfermagem e em outras áreas da saúde para gerar e disseminar conhecimentos sobre o processo saúde-doença e o cuidado com as pessoas, família e comunidade, assim como gerar conhecimentos sobre os saberes, práticas, políticas e organização de serviços / sistemas de saúde, tendo como fio condutor a saúde coletiva. O título concedido pelo programa é o de Doutor em Ciências.

As principais linhas de pesquisas serão: Práticas, Saberes e Políticas de Saúde, Assistência Saúde Mulher no Ciclo Vital, Assistência à Criança e Adolescente, Saúde Ambiental, Epidemiologia e Genômica e Imunobiologia aplicada na Saúde Pública.


As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www2.eerp.usp.br/pos/inscricao/

Mais informações pelo telefone: (45) 3576-8188.

Nenhum comentário:

Postar um comentário