quinta-feira, 11 de junho de 2015

Em Genebra, ministro defende ações de combate à exploração de mão de obra infantil

Manoel Dias também comentou campanhas em andamento no Brasil que visam a segurança e a saúde dos trabalhadores

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, está em Genebra (Suíça) desde segunda-feira participando da 104ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Resultado de imagem para trabalho infantil no mundoO ministro defendeu, nesta quarta-feira (10), a criação de iniciativas conjuntas entre países da América Latina, África e Ásia para acelerar a redução do trabalho infantil. Manoel Dias destacou a recente criação da Iniciativa Regional América Latina e Caribe Livre do Trabalho Infantil, instrumento de cooperação acordado por 25 países que inclui iniciativas no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Durante o encontro foram destacados os progressos reconhecidos nas iniciativas de proteção dos direitos trabalhistas. “Não podemos deixar de registrar que a maior parte dos trabalhadores que vivem em condição de pobreza reside em países de renda média, como o Brasil”, justificou Dias.
O ministro relatou ainda as ações em andamento no Brasil, com destaque para a campanha pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos, além da Cooperação Sul-Sul, que visa estimular a segurança e saúde laboral em países produtores de Algodão na África e América Latina, entre outras.
Resultado de imagem para trabalho infantil no mundoOntem, Manoel Dias destacou o protagonismo do Brasil no desenvolvimento de políticas laborais associadas à justiça social. Para o ministro, o país conseguiu internacionalizar o conceito de trabalho decente em conjunto com a criação, desde 2004, de mais de 1 milhão de postos de trabalho formal e a consequente expansão da cobertura social previdenciária.
Na segunda-feira, os resultados conquistados pelo Brasil nos últimos doze anos, entre eles a articulação para a manutenção do salário mínimo acima da inflação e a criação de programas de qualificação, como o Pronatec, e distribuição de renda, como o Bolsa Família, estiveram no centro das discussões bilaterais comandadas pelo ministro. Manoel Dias participa da Conferência Internacional do Trabalho até sexta-feira.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário