quarta-feira, 10 de junho de 2015

Itaipu e Joel recebem homenagem da Guarda Mirim

Ao lado da Secretária Municipal de Assistência Social, Beatriz Ribeiro, Joel recebe a homenagem do presidente da GM, Hélio do Carmo.
 
Às vésperas de completar 38 anos de fundação, em julho, a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu iniciou uma série de homenagens a pessoas e empresas que ajudam na manutenção da entidade.
A primeira empresa a receber o título de “Amiga da GM”, nesta segunda-feira, 8, foi a Itaipu Binacional, a maior empregadora de adolescentes aprendizes formados pela instituição. Dos 870 jovens que participam das oficinas e cursos de formação profissional oferecidos pela Guarda Mirim, 190 atuam na Itaipu. Eles fazem parte do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), o mais antigo na área de responsabilidade social da empresa. Em 2014, a instituição conseguiu inserir 1.368 jovens no mercado de trabalho.
 
 
“Somos gratos pela confiança em nosso trabalho. Desde a fundação recebemos o apoio da Itaipu, nossa grande parceira”, disse Hélio Cândido do Carmo, presidente da Guarda Mirim.

 
A primeira pessoa a receber o reconhecimento foi o assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima. “O Joel é nosso parceiro desde sempre. Periodicamente faz uma visita à Guarda para saber das nossas necessidades. E está sempre disposto a nos atender. É um grande parceiro”, completou Hélio.

 
“Valorizo muito o trabalho desenvolvido pela Guarda, pois mostra o caminho do trabalho aos meninos e meninas de Foz do Iguaçu. Quando posso, passo aqui para conversar e almoçar com a garotada”, disse Joel.

 
Apoio

Das 206 empresas parceiras da Guarda Mirim, Itaipu é maior empregadora, mas a contratação dos adolescentes é apenas uma parte da colaboração dispensada à entidade.

 
Somente em 2014, Itaipu colaborou na construção do piso do Ginásio de Esporte, com 880 metros quadrados. E junto com Furnas e Fundação Coge realizou o projeto “Monobloco” que ofereceu oficinas de percussão e cidadania a 55 jovens iguaçuenses. Durante 40 dias, os meninos e meninas aprenderam a tocar surdo, caixa, repique, chocalho, agogô e tamborim, além de conhecer a metodologia do livro “7 hábitos – uma dádiva para o aprimoramento dos adolescentes”, de Sean Covey.
Formatura do projeto Monobloco

As aulas foram ministradas pelos próprios integrantes da Banda Monobloco, consagrada por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba. O objetivo foi formar jovens capazes de melhorar o relacionamento familiar e com amigos, ter mais autoconfiança, definir os valores e encontrar equilíbrio entre escola, trabalho e vida social.

No final das aulas do “Monobloco”, há um ano, a adolescente Andressa Tifense Wunsch, na época com 16 anos, disse que, além da percussão, aprendeu a ter disciplina. “Assim como na música, é preciso ter dedicação e disciplina para conquistar os objetivos”.

Ainda em 2014, Itaipu, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), foi a grande incentivadora da 2ª Conferência de Aprendizagem - O adolescente como prioridade absoluta”, realizada em novembro, incentivando empresários a contratar meninos e meninos em suas empresas.

Em 2011, com o apoio da Itaipu e outras empresas iguaçuenses, a Guarda Inaugurou a Unidade de Alimentação e Nutrição. A estrutura conta com 600 metros quadrados onde são preparadas e servidas cerca de 3 mil refeições diárias aos 870 adolescentes entre 14 e 18 anos atendidos pela instituição.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário