sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Projetos sociais infantojuvenis serão exportados ao Paraguai


Os projetos sociais mantidos pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu no cuidado com meninos e meninas serão replicados no Paraguai.
A decisão foi tomada pelo Ministro da Juventude do Paraguai, Marcelo Soto Pavón, após conhecer o Trilha Jovem, Jovens Atletas – Campeões do Futuro, Meninos do Lago, Velejar é Preciso e a estrutura do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), nesta sexta-feira, 13
O convênio deverá ser assinado nas próximas semanas entre o Ministério da Juventude, Itaipu e instituições parceiras. Neste primeiro momento, as ações serão exportadas para quatro municípios paraguaios: Hernandárias, Minga Guazú, Puerto Franco e Ciudad del Este, mas depois levado para todo o país.
 
A comitiva do Ministro foi recebida pelo assistente do diretor-geral, Joel de Lima; diretor-superintendente do PTI, Juan Carlos Sotuyo, diretora-executiva do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo; prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Duso.
 
“No Paraguai temos recursos para investir no cuidado, qualificação e na educação dos jovens, porém não há profissionais ou parceiros com capacidade técnica para elaborar projetos”, disse o Ministro.
Segundo Pavón, os projetos de Itaipu vão ao encontro das políticas públicas do país vizinho e, por isso, o grande interesse em firmar um acordo de cooperação entre a Itaipu e entidades parceiras.
 
Hoje a taxa de desemprego daquele país gira em torno de 5%, mas entre os adolescentes sobe para 10%, dados que deixam as autoridades preocupadas e com a missão de diminuir esse índice. “Uma das nossas primeiras ações foi criar uma lei para reduzir impostos das empresas que contratarem adolescentes em seu primeiro emprego, mas ainda é pouco. O Trilha Jovem pode nos ajudar a capacitar e inserir nossa população infantojuvenil no mercado de trabalho”, afirmou.
Na área esportiva, Pavón disse que a experiência de Itaipu contribuirá para os adolescentes paraguaios sejam preparados para participar, por exemplo, da Copa de Futebol Indígena, em Tocantins, no ano que vem. “Temos uma grande população indígena no nosso país. Hoje estamos trabalhando para melhorar as praças e campos de futebol, mas a experiência de vocês em incentivá-los no esporte e ainda manter na escola com certeza será muito bem-vinda”.

Interesse mútuo
 
Segundo Joel de Lima, a empresa apresentou e propôs ao Ministro uma parceria por entender que os problemas de ambos os países são comuns. Há jovens em situação de vulnerabilidade social e precisando de oportunidades. E, sobretudo, que as políticas públicas dos dois países se preocupam em proteger esse público. “O interesse do Ministro em firmar acordo com a Itaipu demonstra que os nossos projetos estão ajudando a transformar a região”, disse.
  
O convite para conhecer os projetos partiu de Joel e Fernanda Fedrigo, em janeiro, durante uma reunião com o ministro em Assunção, no Paraguai.

 Projetos
 
O Jovens Atletas, desde 2008, prepara adolescentes para disputar campeonatos de atletismo. Atualmente 100 adolescentes treinam diariamente. Desses, 20 estão entre os 20 melhores do país, divididos em três categorias.
 
Na água, os projetos Meninos do Lago e Velejar É Preciso, juntos, preparam 240 atletas para competir na canoagem e vela. Entretanto, mas o bom rendimento não pode ser apenas na água, eles precisam ter boas notas na escola.
 
Por sua vez, o Trilha Jovem, desde sua implantação, em 2006, tem sido um caminho para adolescentes conquistarem um espaço no mercado de trabalho. Dos 690 jovens que passaram pela formação, mais de 400 estão atuando em alguma empresa do setor turístico em Foz

Nenhum comentário:

Postar um comentário