terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Paratletas ganham apoio de Itaipu



Coordenadores e paraatletas do projeto Jovens Atletas: incentivo ao esporte.
   
O projeto Jovens Atletas – Campeões do Futuro, que tem apoio da Itaipu Binacional, ampliou o campo de atuação para preparar e inserir pessoas com deficiência física e mental no esporte, especialmente, no atletismo paralímpico.
       
Desde o final do ano passado, a iniciativa beneficia 12 iguaçuenses. O grupo treina diariamente no Ginásio Costa Cavalcanti em modalidades como corrida, corrida com barreira, saltos, lançamento de dardo e de martelo.
        
“Com pouco mais de três meses de treinamentos, percebemos que eles estão mais felizes, independentes e com mais qualidade de vida”, avaliou o técnico Paulo Muniz dos Santos, o Todinho.
         
“Não temos dúvidas de que, assim como 20 dos nossos atletas [do projeto] estão no ranking dos melhores do País, em breve teremos também nossos paratletas entre os melhores do Brasil”, completou o assistente do diretor-geral de Itaipu Joel de Lima.
       
Exemplos de vida
      
Um dos paratletas beneficiados pelo programa é Manoel Gomes de Moraes de Pinho, de 41 anos. Ele tem síndrome de Down e é uma das promessas de medalha em corridas. “Eu adoro treinar todos os esportes, mas prefiro a corrida”, revelou.
      
Segundo Todinho, Manoel já foi campeão das olimpíadas estaduais das Apaes (a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), treinando uma vez por semana. Agora, com dedicação diária, ele terá condições de melhorar o desempenho.
    
O técnico Todinho com Manoel Gomes de Moraes de Pinho.
     
Elizane Beltrame, de 31 anos, perdeu a visão há nove anos, vítima de um tumor no cérebro. Após o problema, entrou em depressão e achou que a vida estava perdida. Mas encontrou no esporte a chance de ser feliz novamente.
       
“Antes de ficar cega, eu jogava vôlei e futebol. Durante muito tempo fiquei isolada do mundo, mas foi justamente no esporte que reencontrei a vontade de viver. Hoje, o esporte é tudo para mim”, afirmou.
       
Das modalidades do atletismo paralímpico, o arremesso é o que mais chama a atenção de Elizane. “Hoje, tudo é mais intenso. Quero praticar atletismo o resto da minha vida.”
       
O Jovens Atletas
      
O Jovens Atletas – Campeões do Futuro existe desde 2008 e prepara adolescentes para disputar campeonatos de atletismo. Atualmente, 80 adolescentes treinam diariamente nas 27 modalidades de atletismo no Ginásio Costa Cavalcanti. O projeto é mantido pela Secretaria Municipal do Esporte e Itaipu, através do Programa de Proteção à Criança e do Adolescente (PPCA), da Itaipu.
        
Segundo coordenador do projeto, Sérgio Muniz dos Santos, o Quick, embora o Jovens Atletas tenha sido criado há cinco anos, os bons resultados somente vieram após o apoio da Itaipu, há pouco mais de dois anos. A justificativa é que a empresa passou a dar condições para os adolescentes treinarem, com a doação de equipamentos, suplemento alimentar e patrocínio das viagens “As crianças treinavam com vontade, mas, quando chegava na hora de participar de uma competição, não tínhamos condições de levá-las”, relatou.
       
Interessados em participar do projeto podem entrar em contato com o Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu, pelos telefones (45) 9805-3449 e (45) 8817-8749.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário