segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Memória das Cataratas

No dia 9 de janeiro, as Cataratas do Iguaçu (PR) vão ganhar o espaço "Memória das Cataratas" para mostrar aos visitantes e turistas, por meio de fotos e informações, a história do atrativo turístico que faz parte do Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A exposição, no Centro de Visitantes da Unidade de Conservação (UC), será permanente, aberta ao público e com acesso gratuito. A instalação tem 130 metros quadrados e proporcionará às pessoas uma viagem ao tempo.
"É a consolidação de um longo trabalho de pesquisa e, que partir de sua inauguração, será um ambiente interativo, democrático, vivo e em constante atualização da história do Parque, das Cataratas do Iguaçu e da região", destacou Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu e idealizador do projeto.
O espaço conta, inicialmente, com um acervo de 1.500 fotografias digitalizadas, todas devidamente legendadas e contextualizadas, e uma série de depoimentos históricos.
No ambiente, as pessoas poderão apreciar objetos, móveis antigos, fotografias impressas e painéis. Além disso, serão exibidos documentários diariamente.
A manutenção do espaço também está aberta ao público. Quem tiver fotografias, quadros ou objetos antigos relacionados ao Parque, Cataratas do Iguaçu e região, poderá contribuir entregando esses materiais à equipe do Espaço Memória das Cataratas.
Histórico do Projeto Memórias das Cataratas
O Projeto Memória das Cataratas foi lançado, oficialmente, no dia 10 de janeiro de 2009, quando o Parque completou 70 anos.
Comunidade acadêmica e diversos historiadores já destacavam a importância desse resgate e contribuíram, mesmo que indiretamente, para a implementação do espaço.
O projeto ganhou visibilidade, ao longo desses cinco anos, em feiras, espaços públicos e eventos. Segundo Pegoraro, a exposição chegou a milhares de pessoas durante o período.
"É muito gratificante tudo isso e a partir de 10 de janeiro esta memória estará acessível gratuitamente a todos os interessados", finalizou o chefe da Unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário