sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Samek recebe recordista nacional de lançamento de martelo

                                  
O jovem Jair Pacentchuck Junior com o certificado de recordista brasileiro de lançamento de martelo.
    
Desde que ingressou no Projeto Jovens Atletas – Campeões do Futuro, há cinco anos, a vida de Jair Pacentchuck Junior, de 17 anos, mudou radicalmente. De menino obeso, ele tornou-se recordista brasileiro no lançamento do martelo.
    
Nesta quinta-feira (4), Jair e o coordenador do projeto, Sérgio Muniz dos Santos (o “Quick”), agradeceram pessoalmente ao diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, pelo apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da binacional, na formação de atletas.
     
Segundo Sérgio, o projeto foi lançado há 5 anos, mas somente nos dois últimos, quando a Itaipu passou a oferecer os equipamentos para treino, suplemento alimentar e patrocinar as viagens, os saldos positivos foram alcançados.
     
Jorge Samek recebe representantes do Jovens Atletas: ajuda na formação de novos talentos.
    
“Antes da Itaipu, sonhávamos em participar de campeonatos regionais. Hoje, não apenas participamos, mas ganhamos medalhas nas competições internacionais”, agradeceu.
     
“Nós é que agradecemos por poder participar do crescimento de jovens tão determinados e esforçados. Acredito que daqui a uns anos veremos nossos meninos cantando o hino nacional no lugar mais alto do pódio, nas olimpíadas”, disse Samek.
     
O assistente do DGB, Joel de Lima, lembrou que Brasil e o Paraguai estão trabalhando para preparar os atletas brasileiros e paraguaios que participarão dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
    
Joel de Lima, o recordista Jair Pacentchuck, Jorge Samek e o coordenador Sérgio dos Santos.
     
Modelo
    
O maior exemplo do Jovens Atletas é o próprio Jair, que conquistou a medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, no final de novembro, em Cali, na Colômbia. Ele lançou o martelo (de 5 quilos) a 68,03 metros, menos de um metro de diferença do primeiro colocado.
       
Com essa marca, Jair se mantém como o primeiro do ranking brasileiro no lançamento do martelo, na categoria juvenil. “Este ano quebrei meu próprio recorde três vezes”, contou. Ele começou o ano lançando 58,92 metros e chega em dezembro com um avanço de 10 metros.
        
Para 2015, a meta do adolescente é participar do Campeonato Pan-americano, no Canadá. “Até maio preciso estar lançando um martelo de 6 quilos a 66 metros. Não será fácil, mas vou treinar muito.”
       
Mudança
     
Todo esse empenho de Jair é resultado de uma mudança na vida pessoal que o atletismo proporcionou. Quando ingressou no projeto, era um garoto obeso e sem amizades. Hoje, é reconhecido pelos amigos como um grande atleta e modelo para os outros 120 jovens que participam do projeto. “Eu sofria bullying porque era gordo. Meu corpo mudou, estou mais maduro e feliz”, contou.
      
Outro aspecto positivo na vida do jovem é o financeiro. Graças aos resultados positivos nos campeonatos, Jair recebe bolsa de três instituições que, juntas, somam R$ 1.800,00 por mês. No próximo ano, a receita subirá para R$ 2.700,00. “Participar deste projeto só me traz coisas boas. Já conheci lugares que jamais pensei.”
        
O projeto
      
O projeto Jovens Atletas – Campeões do Futuro treina diariamente 120 adolescentes nas 27 modalidades de atletismo no Ginásio Costa Cavalcanti. Desde o lançamento do projeto, mais de 700 crianças carentes já treinaram no Ginásio.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário