sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Rede Proteger define ações para 2015

O ano de 2015 será agitado para as 40 instituições que integram a Rede Proteger. Na última reunião de 2014, realizada no dia 28 de novembro, ficou definido o calendário com mais de 30 ações nas mais diversas áreas. A primeira será no Carnaval, visando combater a exploração e o abuso de crianças e adolescentes durante a maior festa brasileira, e terá apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
      
Equipe reunida no final de novembro.
     
Segundo Maria Emília Medeiros de Souza, da equipe do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, que faz parte da Rede Proteger, ações de defesa ao direito da infância ocorrem durante todo o ano, mas em períodos de festa são reforçadas. “Queremos chamar a atenção para o problema e estimular as denúncias”, disse.
      
Na campanha do Carnaval, haverá spots nas rádios, cartazes, e os foliões receberão material informativo alertando para a necessidade de prevenir e denunciar. Além da violência sexual, a proposta da Rede Proteger é a alertar para outros tipos de violência, como o trabalho infantil.
     
Outra atividade já com data marcada será na semana do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em outubro, no mês das crianças, as instituições também se unirão para fazer um trabalho de conscientização dos direitos da infância.
     
Balanço
     
Durante a reunião, os integrantes da Rede também fizeram uma avaliação de 2014. De acordo com Maria Emília, uma das grandes conquistas foi o reconhecimento da Rede Proteger e do PPCA como um dos 12 exemplos brasileiros de boas práticas de promoção e defesa dos direitos humanos. A honraria foi concedida pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). 

       

Site da rede, uma das novidades de 2014. 
         

 Outra grande conquista, no entendimento de Marcio Bortolini (AS.GB), foi o site da Rede, que serve para divulgar as campanhas de proteção ao direito da infância, integrar as instituições que fazem parte do colegiado e incentivar a denúncia. O endereço é www.redeproteger.com.br. “O site era um pedido antigo das instituições para apresentar suas atividades e, ao mesmo tempo, contar com um pouco da história da Rede”.
       
Outros destaques foram o lançamento da Campanha Trinacional de Combate à Violência Infantojuvenil, que tem como madrinha a apresentadora Xuxa Meneghel, além de eventos como a Conferência de Aprendizagem, que reuniu mais de 900 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário