quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Carta do Diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich em apoio a Gleisi e Dilma

Estimado companheiro (a) de caminhada.

Cultivamos, nos últimos anos, muitos encontros. Inauguramos novo e cordial jeito de se relacionar. Afirmamos o valor da participação, do protagonismo, do empoderamento, do pensar e fazer juntos. Compartilhamos sonhos, tivemos cativantes reflexões para construir boas ações socioambientais e interpessoais.

 Corações e mentes convergiram, em 29 municípios, para o florescer do Programa CULTIVANDO ÁGUA BOA (CAB) permeado pela Ética do Cuidado, pela Sustentabilidade, pela vitalidade comunitária, pela recuperação de passivos ambientais, pelos novos empreendimentos produtivos e associativistas, pela inclusão social e produtiva, pela educação formal, informal, difusa e educomunicação e pela avaliação anual das ações. Os frutos alcançados são visíveis e contagiantes. Impressionam os resultados quantitativos e qualitativos produzidos. O que e como estamos fazendo angariou respeito, admiração e somos observados como referência aqui e fora do Brasil.
Em verdade, você sabe o que e quanto fizemos.

 Tudo começou em 2003. Lançamos o CAB com Leonardo Boff, mais 1.200 participantes e curiosidade e expectativas. Inauguramos trabalhar na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná (que é a unidade de planejamento da natureza) e não só nos municípios lindeiros. Engatinhamos no início, mas com energia e dedicação nos fortalecemos em diversas frentes. Com uma governança inovadora, centenas de convênios firmados, muitas parcerias, muita movimentação e coparticipação em tudo. Os comitês gestores, coletivos educadores, Oficinas do Futuro, Pacto das Águas, Encontros Anuais do CAB, Encontros e Caminhos, milhares de protagonistas nos processos formativos como o FEA – Pessoas que Aprendem Participando e tantas outras ações. Com mais de 2.300 parceiros e espaços participativos criados agregamos milhares de atores no Cultivando Água Boa. Nele, não há plateia; todos SÃO ATORES. Não há torcida e sim JOGADORES. Todos jogam o bom jogo de ter atitudes e  compromissos com a vida e o Desenvolvimento Sustentável, de ser sujeito e não objeto da história. É o vigor da cidadania individual e coletiva sendo exercida. Daí afirmar: ontem um Programa, hoje um denso MOVIMENTO que alcança milhares de pessoas.

Temos que refletir que todos os avanços e iniciativas aconteceram graças aos ventos de mudanças que aconteceram no Brasil em 2002-2003.

SAMEK, GLEISI, posso me incluir junto com tantos outros, fomos empossados na Itaipu Binacional com a missão dada pelo LULA: “façam diferente, construam uma EMPRESA-CIDADÃ, sejam instrumentos de justiça social e façam inclusão social e produtiva, envolvam-se na região como partícipes do Desenvolvimento Regional Sustentável. Sejam de integração latino-americana. Compreendam que viemos para mudar”. E assim foi feito.

Na sequência, DILMA Presidenta manteve SAMEK e equipe na Direção de Itaipu para prosseguir o rumo das mudanças, das transformações, de amplas parcerias regionais, para continuar fazendo e inovando.

Com tais mudanças no Brasil e na Itaipu, não se afastando da excelência na geração de energia em quantidade e qualidade, fizemos surgir:

- o Cultivando Água Boa (com 20 programas, 63 ações e com resultados extraordinário e sendo reaplicado em 6 países);
- o Parque Tecnológico de Itaipu (onde 16.830 já frequentaram os diversos cursos superiores, técnicos e programas afins);
- o Instituto Nacional das Águas com Agência Nacional das Águas;
- o Pólo Astronômico;
- o Programa ÑANDEVA com 5.708 participantes em oficina e 1.795 atendimentos a artesãos;
- o Trilha Jovem;
- a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis e o Centro Internacional de Biogás;
- o Veículo Elétrico, com mais de 80 veículos em teste e a maior pesquisa brasileira de bateria;
-o Projeto Mobilidade Urbana;
- a Universidade de Integração da América Latina (que em sua sede – em construção – abrigará 10 MIL ACADÊMICOS do Brasil e demais países latinoamericanos;
- diversos escritório internacionais, como da FAO, UNIDO, Observatório Latinoamericano de Energias Renováveis;
- o Centro de Saberes e Cuidados da Bacia do Prata;
- o primeiro curso de MEDICINA de Foz do Iguaçu;
- o Instituo Tecnológico Federal (na antiga sede do Clube Floresta/Itaipu);
- a Política de Gênero, Valorização da Mulher, Combate à Prostituição na Fronteira e Exploração Infantil;
- estímulo à centenas de projetos sociais, como o exemplar MENINOS DO LAGO;
- a ampliação significativa do Complexo Turístico de Itaipu e amplo apoio ao turismo regional;
- apoios a diversas conquistas para Foz do Iguaçu e região junto ao Governo Federal e mais de 1.200 convênios e contratos com recursos de IB beneficiando Foz e região.

 Hoje, ouve-se a todo instante na região: “temos um divisor, uma Itaipu ANTES e uma DEPOIS de 2003”, tal o conjunto de conquistas alcançado.

-Além do que aqui conquistamos diretamente pela vontade política e gestão diferenciada da Itaipu Binacional e sua articulação com parceiros desde 2003, há um número extraordinário de melhorias, mudanças, transformações vividas pelo Brasil e beneficiando milhões e milhões de brasileiros. Muitas conquistas esperadas há mais de 60 anos. O Brasil sai de 13ª economia mundial para a 7ª em 11 anos; sai do Mapa da Fome Mundial; inclui no mercado de consumo 38 milhões de brasileiros antes na miséria ou pobreza; alcança o melhor salário mínimo em 60 anos; promove queda acentuada na mortalidade infantil; cria programas importantes para enfrentar as mudanças climáticas; reduz como nunca o desmatamento e queimadas na Amazônia; tem o maior investimento no agronegócio e na agricultura familiar de todos os tempos (só para o Paraná safra 2024/15 são 3,22 bilhões em 150 mil contratos); surgem 18 novas universidades públicas; 407 novas Escolas
-Técnicas Federais; aumenta em 223% os investimentos em educação nos último 12 anos; alcança mais de 4 milhões de universitários; tem uma das menores taxa de desempregados do mundo e inúmeras outros avanços históricos.

 Diante do acima exposto e do resumo em anexo, mesmo ciente de que há aqui e acolá erros a corrigir e muito ainda a conquistar, tomo a liberdade de pedir seu apoio, a sua sensibilidade na escolha de QUEM VAI NOS GOVERNAR NOS PRÓXIMOS 4 ANOS com a garantia de que prosseguirá no caminho das mudanças, dos avanços e compromissos de novas conquistas.

 E faço este pedido muito mais pela convivência que tivemos, pelo companheirismo de caminhada, como cidadão brasileiro e como quem se orgulha de ser brasileiro, até porque pertenço a uma geração que quase havia perdido a esperança (enfrentamos e superamos a ditadura, veio a redemocratização, muitos eleitos não promoveram mudanças estruturantes, como exemplo: não distribuíram renda e nem criaram um mercado interno de massa, nem superaram a aviltante dívida externa, nem se preocuparam com os que vivem do trabalho e da produção, nem tiraram o Brasil do Mapa Mundial da Fome).

 Convicto, afirmo que estamos no rumo certo!
 REFLITA sobre o passado recente. Quem fez tanto e em tão pouco tempo pode fazer mais e melhor. Podemos, assim, projetar positivamente o futuro e trazê-lo para mais perto. É DILMA, é GLEISI, é GOMYDE e deputados estadual e federal da coligação.
Agradeço sensibilizado se ler esta carta e o anexo e, mais ainda, se contribuir para MAIS MUDANÇAS, MAIS FUTURO.
 Obrigado.
 Abraço fraterno.
 Nelton Miguel Friedrich

Nenhum comentário:

Postar um comentário