quarta-feira, 25 de junho de 2014

Compromisso assumido: Itaipu, prefeitura e moradores vão revitalizar córrego na Vila C

Assinatura da Carta do Pacto das Águas, nessa terça-feira (24), na Vila C.
  
Cerca de 600 moradores da Vila C, em Foz do Iguaçu, assinaram, nessa terça-feira (24), no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Luz, a Carta do Pacto das Águas para a limpeza e o cuidado com a microbacia do Córrego Brasília, localizado nas imediações do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).
   
A ação integra a programação de comemoração dos 30 anos do RBV, celebrados na próxima sexta-feira (27). Também foram signatários o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, o assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima, e representantes da Prefeitura.
     

Moradores locais encheram o salão da Igreja Nossa Senhora da Luz.
  
O documento assinado pela comunidade sugere que o córrego se torne um espaço de lazer para as famílias do bairro. Os levantamentos dos problemas e as sugestões feitas pelos próprios moradores foram discutidos durante três meses, em várias oficinas promovidas pela Itaipu.
  
Comunidade envolvida
   
Para a professora Fabíola Bomdia, a proposta de envolver a comunidade foi muito positiva. “As oficinas não apenas contribuíram para apontar soluções para o córrego que, hoje, está poluído e descuidado, mas despertou nos estudantes o pertencimento”, disse. Ela acredita que, a partir de agora, além de cuidar do local, eles serão vigias.

   

Bolo da microbacia, sempre presente a cada assinatura do Pacto das Águas na BP3.
  Nelton Friedrich destacou que envolver a comunidade é justamente a proposta do Cultivando Água Boa. “Trabalhamos em 206 microbacias, mas não são nossas. São da comunidade. O córrego Brasília é de vocês. E sem a colaboração de cada um, não conseguiremos cuidar dessa água e transformar a área num espaço limpo, seguro e de lazer.”
   
De acordo com o diretor, a carta significa um compromisso. “Juntos levantamos os problemas, como a falta de coleta de lixo na região, criação irregular de animais nas proximidades e falta de mata ciliar, mas também juntos buscaremos as soluções.”
  

Joel de Lima citou que a Vila C é uma região muito importante para a Itaipu, pois foi onde viveram muitas pessoas que ajudaram a construir a usina. “A assinatura desse documento demonstra que vocês estão tomando as rédeas da condução do bairro e fazendo acontecer. Nós da Itaipu apenas damos um empurrãozinho.”
   
30 anos
   
Também como parte das comemorações dos 30 anos do RBV foram premiados os alunos das escolas estaduais e municipais da Vila C que participaram do concurso para escolher as melhores redações e desenhos sobre o RBV. A comissão do concurso recebeu mais de mil desenhos e redações.

  
Gabrieli de Souza foi uma das vencedoras. Ela retratou o que mais gosta no Refúgio em um desenho. Para a estudante, os animais e as flores são o que mais a encantam. “Gosto muito de passear e ver os animais. Pensei num jeito bonito de demonstrar meu carinho.”
   
Sua xará, Gabrieli da Silva Rodrigues, também foi uma das premiadas. Embora seja fã da onça-pintada, ela preferiu desenhar os pássaros e a capivara. “Queria muito ter desenhado a onça, mas não consegui. O que importa é que gostaram do que fiz.”

   


As Gabrielis: inspiração na ponta do lápis.
  

Exposição
  

No salão da igreja foi aberta também a Exposição Fotográfica “Linha do Tempo”, que retrata os 30 anos do RBV. Por meio de imagens e pequenos textos, os moradores da Vila C poderão conhecer detalhes da unidade.
  

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário