terça-feira, 29 de abril de 2014

Menina do Lago: Ana Sátila é campeã mundial júnior

Ana Sátila (ao centro) entre a australiana Kate Eckhart  e a eslovaca Paulina Matulaniova.
  

A canoísta Ana Sátila Vargas – do Instituto Meninos do Lago (Imel), parceiro da Itaipu Binacional para a representação do Projeto Meninos do Lago e de canoístas de Foz do Iguaçu em competições – levou o ouro da categoria K1 (caiaque individual) Feminino Júnior do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23, realizado em Penrith, na Austrália, no último fim de semana.

   
A conquista, inédita para o Brasil, ocorreu no último sábado (26), quando a jovem de 18 anos fechou a prova em 114.28 segundos. No domingo, ela também foi o quarto lugar na categoria do C1 (canoa) Feminino Júnior.


  
A mato-grossense treina com a Seleção Brasileira de Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu, cidade que sediará o próximo Mundial no Canal Itaipu, em abril de 2015.


     
Ana Sátila voando alto: atleta é umas das promessas olímpicas de 2016.


História 
 

O resultado é histórico para o País. Até então, a melhor marca era do gaúcho Gustavo Selbach, medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior na Noruega, em 1992. “Estou muito feliz, é um momento espetacular da minha vida. Essa medalha é nossa!”, disse Ana, que chegou à frente da australiana Kate Eckhart (121.77 segundos). O bronze ficou com a eslovaca Paulina Matulaniova (122.19 segundos).

 
Ana Sátila já tinha feito história no esporte nacional como a mais jovem atleta da delegação dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Ela também foi medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-23 no ano passado. Para o treinador da seleção brasileira, Ettore Ivaldi, esta marca é apenas o início das conquistas da jovem, que, segundo ele, tem muito potencial.


 
Para o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Argos Rodrigues, o sucesso dos jovens é resultado do trabalho feito com os 18 atletas do Projeto da Equipe Permanente, que recebem todo o suporte necessário no esporte. A Itaipu é uma das apoiadoras.


“Isso só foi possível graças à parceria da CBCa e da Federação Paranaense de Canoagem com o fundamental patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e os importantes apoios da Itaipu Binacional, Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB)”, afirmou.
  O Mundial

 
O Mundial Junior e Sub-23 realizado no Penrith Whitewater Stadium contou com a presença de mais de 350 atletas representando 31 países.


 
O Brasil participou com 16 canoístas. Além da medalha de ouro de Ana Sátila, o País conseguiu o quinto lugar no C2 Masculino Sub-23 com a dupla Charles Corrêa e Anderson Oliveira. Pelo K1 Masculino Sub-23, o atleta Pedro Henrique Gonçalves foi o nono colocado.


 
No C2 Masculino Júnior, duas duplas de estreantes em Mundiais e ambas reveladas pelo Projeto Meninos do Lago conseguiram chegar à final: Maicon Henrique de Borba e Carlos Eduardo Moraes da Silva ficaram em sétimo lugar. Outra dupla, formada pelos gêmeos Wallan e Welton de Carvalho, conquistou a nona posição.


Maicon e Carlos Eduardo, na disputa na Austrália...

Wallan e Welton, os gêmeos, nas águas do Mundial.
    

Projeto revelador

O desempenho na Austrália comprova que o Meninos do Lago é uma das melhores escolas da canoagem slalom do Brasil.

Oito dos 16 competidores brasileiros presentes no Mundial são ligados ao Instituto Meninos do Lago (Imel), que comporta os jovens de famílias carentes participantes do Projeto Meninos do Lago, subsidiado pela Itaipu, e os demais atletas que treinam em Foz do Iguaçu. Assim, são beneficiados mesmo outros canoístas, como a própria Ana Sátila, que não é de Foz, mas treina regularmente na Itaipu Binacional, junto com a seleção brasileira.

 
As demais parceiras do Instituto Meninos do Lago são a Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan) e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Pela Itaipu, a gestão é feita por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).

 
Atualmente, o Projeto Meninos do Lago prepara cerca de 100 jovens carentes para competições de canoagem slalom.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário