quarta-feira, 26 de março de 2014

Parceiros reconhecem atuação de Itaipu em audiência pública


A comunidade iguaçuense - representada por diretores e presidentes de entidades, poderes executivo e legislativo -, agradeceu Itaipu Binacional pelas ações no cuidado com o meio ambiente e com as pessoas vizinhas ao reservatório, nos últimos 10 anos, durante audiência pública realizada, na manhã desta quarta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu.



A audiência foi conduzida pelo vereador Nilton Bobato proponente do requerimento nº 395/2013. “Queríamos tornar público os projetos desenvolvidos por Itaipu e o impacto destas iniciativas no desenvolvimento regional. Os iguaçuenses precisavam saber para quem, com quem e o que a Itaipu vem fazendo em prol do no município e da região”, disse Bobato.

Além de autoridades e representantes do poder executivo e legislativo, a sessão contou com a presença de adolescentes beneficiados pelos projetos sociais da empresa, como o Trilha Jovem, Meninos do Lago, Velejar é Preciso e Jovens Atletas Correndo para o Futuro.




A Itaipu foi representada pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich; pelos assistentes do diretor-geral, Joel de Lima e Herlon Almeida, pelo diretor-superitendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Juan Sotuyo e colegas da diretoria Geral, Jurídica, Coordenação e Administrativa. 



Uma nova Itaipu

Segundo a diretora do campus de Foz do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Roseli Bernardete Dahlem, sem o apoio da Itaipu, o instituto não seria hoje um dos maiores e mais respeitados campus do Paraná. “Nos últimos anos surgiu uma nova Itaipu. Muito mais preocupada com o desenvolvimento da região”.

Para o sheik Abdo Nasser, Itaipu transformou a mesquita num ponto turístico. “Embora sejamos um dos maiores templos árabes do país, éramos poucos conhecidos. Após um projeto desenvolvido pela empresa, fazemos agora parte do complexo turístico da tríplice fronteira”.

A secretária de Assistência Social, Cláudia Pereira, ressaltou que a empresa é uma referência para Foz. “Apesar de gerar muita energia e ser fundamental para o crescimento do Brasil, apoia e incentiva o trabalho das entidades assistenciais do município”.

Apresentações


A apresentação dos projetos de Itaipu foi dividida em cinco etapas: tecnologia, social, turismo, desenvolvimento regional e ambiental.

Sotuyo relatou o trabalho desenvolvido pelo PTI.  Segundo ele, o parque desafiou o conceito de que parques tecnológicos somente são possíveis em locais onde já existe grande desenvolvimento. “O PTI é um lugar de encontro de conhecimento, transformação, desenvolvimento e inovação. Quase 5 mil pessoas circulam diariamente pelo PTI”.

Joel deu um panorama dos projetos e ações realizados pela empresa. “A Itaipu busca fortalecer as políticas públicas priorizadas pelo Governo Federal. É uma empresa que estabelece e trabalha em parceria com os municípios”. Entre os programas destacados: de Proteção à Criança e ao Adolescente; Energia solidária; Coleta Solidária, Saúde na Fronteira; Iniciação e Incentivo ao Trabalho.



Herlon citou alguns pontos relevantes da atuação da usina na sociedade. “Trabalhamos com o desenvolvimento territorial. Carecemos, socialmente, de estratégias que olhem para o território, a fim de gerar mais oportunidades e negócios”.

Nelton Friederich, falou de programas sustentáveis. “A essência do ‘CAB é trabalhar o território, é uma ação de responsabilidade compartilhada. Nosso papel é articular, somar esforços e dividir responsabilidades. Trabalhamos em 194 microbacias, com comunidades urbanas e rurais. Foz do Iguaçu recebeu o carimbo de cidade sustentável”.
 
No Turismo, o Secretário Municipal de Turismo, Jaime Nascimento, lembrou que de forma sustentável Foz do Iguaçu recebe cada vez mais visitantes e é referência mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário