sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Jovens Atletas entre os 20 melhores do Brasil

O Projeto Jovens Atletas – Campeões do Futuro não esperou o futuro: ao final de 2013, já conta com 14 adolescentes classificados entre os 20 melhores do Brasil em suas categorias. No total, 70 adolescentes treinam diariamente no Ginásio Costa Cavalcanti. O projeto é mantido pela prefeitura de Foz e pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.
     

Jair Pacentchuk, destaque no arremesso de martelo.
     
Junto com as medalhas, os atletas contabilizam outros resultados positivos, como boas notas na escola e mais afinidade com os amigos e familiares. Um exemplo é Jair Pacentchuck Junior, de 16 anos. Ele é o 2º do ranking brasileiro de arremesso de martelo e 11º no Sul-Americano. Na última competição, durante os Jogos da Juventude do Paraná, lançou 59,71 metros, quando o recorde nacional é de 65,8 metros.
      

Jair e o paizão orgulhoso.
      
“No próximo ano, vou treinar ainda mais. Minha meta é atingir 70 metros e conquistar uma medalha no Campeonato Sul-Americano, na Bolívia”, revelou. Para o pai do atleta, Jair Pacentchuck, melhor que sentir orgulho das medalhas do filho é perceber a mudança física e o amadurecimento. “Antes, ele era um menino obeso e introvertido. Hoje, além da mudança no corpo, ele amadureceu. Tem mais responsabilidade. Até as notas na escola melhoraram”, disse.
    
Medalha
     
Depois de três anos treinando assiduamente e lutando contra uma lesão na coluna, Rebeca Cavalcanti, de 14 anos, conquistou a primeira medalha em 2013. A espera valeu a pena: a garota terminou o ano em 7º lugar no arremesso de martelo, com a marca de 37,96 metros. “Participar do projeto é um presente. Tenho duas famílias. A biológica e os atletas. Sentimos saudades quando estamos longe”, contou.

     

Jovens dedicados, de várias idades.
     
Outro grande vencedor é Douglas Gattermann, de 17 anos. Como todo bom atleta, ele precisou de muita disciplina, concentração e determinação para chegar ao 10º lugar no ranking brasileiro no lançamento de disco. “Eu lancei 46,57 metros em 2013, mas em 2014 pretendo alcançar 55 metros”.
     
Apoio
    
Para o técnico do grupo, Sérgio Muniz dos Santos, como o atletismo é um esporte individual, o bom desempenho depende da dedicação de cada atleta. Entretanto, esses resultados somente foram possíveis graças ao apoio da Itaipu.

     

Márcio e Sérgio, o "Quick": parceria de sucesso.
     
O projeto foi lançado há quatro anos, mas somente no último ano, quando a Itaipu passou a oferecer os equipamentos para treino, suplementos alimentares e patrocínio para viagens, os saldos positivos foram alcançados. “As crianças treinavam com vontade, mas quando chegava na hora de participar de uma competição, não tínhamos condições de levá-las”, contou Quick. E completou: “Gostamos de medalhas, entretanto, mais que formar atletas, trabalhamos para formar cidadãos. Pessoas que pensam”.
      
 
Jovens campeões: esperança de muitas medalhas para Foz.
     
Segundo Márcio Bortolini, da AS.GB, é justamente esse tipo de apoio que a Itaipu gosta de dar para que os projetos deslanchem. “Existe muita boa vontade e bons projetos, mas às vezes, falta apoio”, disse. Desde o lançamento do projeto, 650 crianças carentes já treinaram no Ginásio Costa Cavalcanti. 


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário