quarta-feira, 10 de julho de 2013

IFPR de Foz do Iguaçu terá cursos superiores a partir de 2014

A partir de 2014, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu vai ofertar dois cursos superiores, os primeiros da instituição: licenciatura em física e tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas.
   
De acordo com a diretora-geral do campus do IFPR em Foz, Roseli Dahlem, o processo seletivo para os dois novos cursos e também para os cursos técnicos já existentes (aquicultura, informática, edificações, hidrologia e cozinha) será em outubro deste ano. A inscrição deverá ser feita entre os dias 1º de agosto e 1º de setembro.
       
Os cursos
   
A licenciatura em física busca atender à demanda de professores para o ensino médio e o ensino superior em Foz do Iguaçu e região, de acordo com pesquisas e as diretrizes do governo federal, de investimentos para a formação de docentes. O curso terá a duração de quatro anos. As aulas serão no período vespertino e, ainda, pela manhã, em alguns períodos.
    
O curso de tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas também atende a uma demanda regional, segundo Roseli Dahlem. O curso terá a duração de três anos e as aulas serão no período noturno.
  
A Itaipu e o IFPR
  

  
O campus do IFPR em Foz do Iguaçu foi construído em área doada pela Itaipu, onde antes ficava o extinto Floresta Clube, na Vila A. A relação da Itaipu com o IFPR é semelhante à mantida pela binacional com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que também ganhou da empresa o terreno para a construção de sua sede própria.
   
Desde o início a Itaipu apoiou a instalação do instituto em Foz do Iguaçu. Além de ceder o terreno, também abrigou provisoriamente o instituto no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Foi lá que, em 2008, o IFPR iniciou suas atividades no município, com a oferta do curso técnico em Aquicultura.
   
Atualmente, o IFPR Foz tem 373 alunos presenciais e 169 na modalidade a distância (dados de junho de 2013).
  
Além das salas de aula, no seu câmpus há laboratórios de recursos naturais, informática, química, biologia e física. A unidade conta ainda com área esportiva, com ginásio poliesportivo, quadra de tênis e campo de futebol. Há um projeto para a implantação de espaço para a realização de eventos educacionais e tecnológicos, contribuindo para a troca de informações sobre o fortalecimento da educação profissional.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário