segunda-feira, 13 de maio de 2013

Painel discute entraves para combate ao tráfico de mulheres

Suely Ruiz, do Pair/Mercosul, no Painel da manhã desta sexta-feira (10).
    
Um dia depois do lançamento de uma campanha do governo federal contra o tráfico de pessoas no Brasil, representantes da Polícia Federal, do Programa de Ações Referenciais - Pair/Mercosul e da imprensa de Foz do Iguaçu debateram as dificuldades para combater e divulgar este tipo de crime.
 
O assunto foi abordado no Painel “Mulheres e Homens pela Paz e contra o Tráfico de Mulheres e a Violência Sexual”, evento que tem apoio de Itaipu. O encontro começou na quarta-feira (8) e termina nesta sexta-feira (10) no Hotel Bella Itália, no centro de Foz.

 
O panorama local do tráfico de mulheres foi apresentado pelo delegado Rodrigo Perin, da Polícia Federal, e pela coordenadora do Pair/Mercosul, de enfrentamento a violência sexual contra Crianças e Adolescentes, Suely Ruiz. A jornalista Denise Paro, da Gazeta do Povo, foi convidada para falar sobre os empecilhos à cobertura do tema nas três fronteiras.

  
Entre os entraves citados pelas autoridades estão o número de denúncias, ainda parcas, embora em expansão, o medo de retaliações pelas vítimas ou mesmo o desejo da vítima de sair do País, ainda que ciente da exploração sexual.

 
Mas um ponto positivo foi destacado. Segundo o delegado Rodrigo Perin, o efeito provocado pela novela “Salve Jorge”, que tem no tráfico de mulheres um de seus temas centrais, acabou contribuindo para o aumento das denúncias – embora não haja estatísticas divulgadas sobre este tipo específico de crime na fronteira. Segundo a PF, o destino prioritário das mulheres traficadas é Valência, na Espanha.

  
Rodrigo Perin, da PF, pediu apoio da comunidade para denunciar os casos suspeitos de tráfico de pessoas.
   
Denise Paro, autora de uma série de matérias sobre o assunto, falou sobre as limitações na cobertura deste crime. “Temos uma dificuldade de encontrar números e estatísticas sobre a realidade do tráfico de pessoas local”, afirmou a repórter.
  
Segundo dados divulgados pela Agência Brasil, em todo o País foram investigadas 514 denúncias relativas ao tráfico de pessoas, sendo 344 delas relacionadas ao trabalho escravo, entre 2005 e 2011. Os dados mostram que 157 são de tráfico internacional e 13 de tráfico interno. Neste mesmo período, 381 suspeitos foram indiciados e 158 presos.

   Coração Azul
 
Para facilitar a denúncia, o Ministério da Justiça lançou nesta quinta-feira (9) a versão brasileira da campanha Coração Azul, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes. Um hotsite (http://coracaoazul.com.br) e uma página social no Facebook foram criadas para ajudar na divulgação.

  
Com o slogan “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas”, a campanha tem como embaixadora a cantora Ivete Sangalo. No lançamento da iniciativa, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ressaltou a importância da conscientização da comunidade para ajudar nas denúncias. “Crime não denunciado é crime oculto. E crime oculto não pode ser punido”, afirmou.

 
O combate a este crime é tratado como prioridade pelo governo federal, de acordo com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.


Atualmente o Brasil possui 15 Núcleos de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas que tem como responsabilidade a prevenção ao tráfico de pessoas, a responsabilização de seus autores e a atenção às vítimas. No Paraná, o Núcleo de Enfrentamento fica na Secretaria de Estado da Justiça Cidadania e Direitos Humanos, fica em Curitiba.

   

Para Denúnciar
 
Núcleos de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas no Paraná
  
Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n Bairro Centro Cívico Palácio das Araucárias, 4º andar, Ala D, Curitiba. Os telefones para contato são (41) 3221-7249/ 3219-7344 /3338-1832. A coordenadora é Stella Maris Machado Natal (stella.natal@hotmail.com).
    
Também é possível se comunicar com a Coordenação de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria Nacional de Justiça pelo e-mail de informação: traficodepessoas@mj.gov.br ou pelo e-mail de denúncia da Polícia Federal: urtp.ddh@dpf.gov.br.

     Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher)

Se estiver no exterior:

   
Espanha: 900 990 005 (opção 1)

Tel.: 61-3799.0180
Portugal: 800 800 550 (opção 1)
Tel.: 61-3799.0180
Itália: 800 172 211 (opção 1)
Tel.: 61-3799.0180
   Disque 100 (Para Denunciar Violações de Direitos Humanos), se estiver no Brasil.

Serviços 24 horas/ligações gratuitas

Polícia Federal: www.denuncia.pf.gov.br e denuncia.urtp@dpf.gov.br


Mais informações no Ministério da Justiça: www.mj.gov.br e
traficodepessoas@mj.gov.br


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário