segunda-feira, 8 de abril de 2013

Rede Proteger ganha novas aliadas

 Padre Giuliano Inzis e Anderson de Andrade, na reunião na sexta-feira: Proteger fortalecido.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu passaram a integrar a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (Rede Proteger), que reúne mais de 40 entidades do município, entre elas, a Itaipu Binacional. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5), na Escola de Leigos, durante a reunião do grupo.

“Temos algumas ações nos centros de convivência, como cursos de música e teatro. Queremos fomentar e ampliar essas atividades. Para isso, a contribuição das entidades que formam a Rede Proteger será fundamental”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Alexandre Freire.

Alexandre Freire: "A contribuição das entidades que formam a Rede Proteger será fundamental".

Para o secretário de Esporte, Anderson de Andrade, a atividade esportiva constitui uma importante ferramenta para tirar os jovens de situação de risco. “Já temos parceria com a Itaipu na área esportiva como o Jovens Atletas, e, agora, queremos contribuir para reforçar a atuação da Rede. Vamos trabalhar de forma integrada”, disse.

O assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joel de Lima, lembrou que quando a usina implantou o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), há dez anos, e começou a fazer parte da Rede, um dos objetivos era articular as ações de cada entidade e alinhar as atividades com o poder público. “O desafio sempre foi promover o alinhamento e aplicar as políticas dos governos. Com este apoio das secretarias, o trabalho desenvolvido pela Rede ficará mais fortalecido”, destacou.

Joel de Lima: "Com este apoio das secretarias, o trabalho desenvolvido pela Rede ficará mais fortalecido”.

Novo coordenador

Durante a reunião da Rede Proteger, também foi empossado o novo coordenador: Hélio Cândido do Carmo, presidente da Guarda Mirim. Hélio assumiu o cargo em substituição ao padre Giuliano Inzis, da Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida. A troca da coordenação ocorre a cada semestre.

Segundo Hélio, uma das prioridades para 2013 será o levantamento da situação de risco no município. “Há várias pesquisas, mas nada de muito concreto. Queremos traçar um perfil dos jovens de Foz do Iguaçu. Apenas com estas informações conseguiremos fazer um trabalho mais efetivo”, disse.

Hélio Cândido do Carmo, presidente da Guarda Mirim, é o novo coordenador da Rede Proteger.

O último levantamento sobre crianças e adolescentes em situação de risco foi feito em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na época, o relatório indicou mais de três mil crianças e adolescentes vulneráveis na faixa entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário