segunda-feira, 25 de março de 2013

Mais de 200 pessoas participam da Feira das Profissões, na Vila C

 Estande da Feira das Profissões, na Vila C: oportunidade para cursos e vagas de trabalho.

A Feira das Profissões, organizada pelo programa Energia Solidária, de Itaipu, atraiu mais de 200 pessoas ao Centro Comunitário da Vila C (CCVC), no último sábado (23). No local, o público teve a oportunidade de conhecer cursos, tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho e se inscrever em alguma das vagas de emprego disponível na cidade. A atividade foi feita em parceria com o Senac, Senai e Sesi.

Segundo Márcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral, o objetivo da feira foi mostrar aos moradores da Vila C que há dezenas de capacitações oferecidas na cidade, sem qualquer custo. “São profissões que estão em alta no município. Ou seja, a maioria dos alunos termina o curso empregado”, afirmou. A feira também serviu para mostrar qual a área de trabalho de maior interesse da comunidade.

Dilair de Oliveira, da Agência do Trabalhador, elogiou a iniciativa e disse que esse tipo de atividade deveria ser realizada periodicamente, em todos os bairros da cidade. “Porque, às vezes, há postos de trabalho no próprio bairro e a comunidade local desconhece”, explicou.

Na Vila C, por exemplo, um mercado abriu várias vagas, mas não conseguiu preenchê-las somente com moradores do bairro. “A feira foi positiva também para divulgarmos nosso site, em que estão relacionadas todas as vagas de emprego”, acrescentou Oliveira.

O site é o http://maisemprego.mte.gov.br.

Conhecimento

Onival Aguirre de Oliveira foi ao Centro Comunitário com o filho Rafael, no sábado, para matricular o garoto no curso de violão, oferecido no local. Acabou conhecendo a feira e se interessando pelos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senai, como os de elétrica e eletromecânica.

“Trabalho na área de manutenção, mas é sempre bom ter conhecimento em outras áreas. Ainda mais que os cursos são de graça e bem pertinho de casa”, elogiou.

As amigas Marlene, Terezinha e Claudenice também não perderam tempo. Elas passaram por todas as tendas, fizeram perguntas e receberam materiais informativos sobre cursos e profissões. “Trabalhamos o dia todo. Por isso, viemos aqui para saber os horários das aulas e em quais cursos podemos nos inscrever.”

Cursos disponíveis

Mais de 20 cursos serão oferecidos gratuitamente à comunidade nos próximos meses no Centro Comunitário da Vila C. Entre eles: pedreiro, azulejista, técnico(a) em refrigeração, auxiliar administrativo, garçom, auxiliar de cozinha, cozinheiro(a), panificação, confeiteiro(a), manicuro, pedicuro, cabeleireiro(a), informática, camareiro(a) e recepcionista.

Segundo Joelma Simão, do Senac, quatro cursos começam nos próximos dias: manicure, no dia 2 de abril; cabeleireiro, no dia 20 de abril; recepcionista no dia 22 de abril e auxiliar de cozinha no dia 27 de maio. Todos com duração de 200 horas.

“Além desses, surgiram outra demandas. Por isso, estão abertas as inscrições para os cursos de assistente administrativo, camareira, eletricista, azulejista e garçom.”

Márcio Bortolini acrescentou que os cursos de eletricista e azulejista surpreenderam pela procura. “Dos inscritos, as mulheres representam quase 50% do total. É muito interessante tratando-se de profissões historicamente ocupadas somente por homens”, comentou.
Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone (45) 3575-7694.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário