segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Em Cascavel, Dilma anuncia mais investimentos para o setor agrícola em 2013

 Dilma Roussef saúda os presentes na solenidade de entrega das chaves das retroescavadeiras aos prefeitos.

A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta segunda-feira (4), durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Paraná, mais recursos e novos investimentos para impulsionar o setor agrícola do País, que vive um momento histórico em 2013.

O Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, que deve ser lançado em maio, com um mês de antecedência, prevê recursos superiores aos de 2012, quando foram destinados R$ 115 bilhões à agricultura empresarial e R$ 18 bilhões repassados à agricultura familiar, além de juros mais baixos.

“Queremos que os recursos sejam ainda maiores, para que o Brasil siga nessa rota de crescimento", disse Dilma durante a solenidade de abertura do Show Rural, que coincidiu com a cerimônia de entrega de máquinas retroescavadeiras a 29 municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná. A entrega, possibilitada com recursos do PAC2, foi presenciada por diversas autoridades locais, estaduais e do governo federal.

Paraná é fundamental


A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (à direita), acompanha a presidente na chegada ao Show Rural.

Segundo a presidente, o Paraná tem sido fundamental para garantir ao Brasil o papel de liderança na produção de grãos. “Os produtores não produzem somente grãos, mas também conhecimento e tecnologia”, disse em seu discurso.

Foi a primeira vez que uma autoridade no cargo de presidente do Brasil prestigia a feira, que completa 25 anos. Dilma só havia visitado a região, até então, como candidata.

Ainda de acordo com a presidente, eventos como o da Coopavel ajudam a divulgar a receita vencedora do Brasil na produção de alimentos com recursos naturais aliados à alta tecnologia. Impressionada com a organização do Show Rural, Dilma ressaltou que os produtores paranaenses se destacam por sua capacidade de associação, empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade.

Tendo em vista as características positivas da produção agropecuária do Estado, a presidenta justificou a necessidade de investir pesado na infraestrutura para o escoamento da produção. Essas melhorias, segundo Dilma, estão diretamente ligadas à entrega desta segunda-feira. A ideia do governo federal é dar condições para que os municípios façam a manutenção de estradas vicinais, consideradas essenciais para esse escoamento.

“Queremos que todos os municípios com menos de 50 mil habitantes e que representam cerca de 90% dos municípios brasileiros tenham uma retroescavadeira e uma motoniveladora. Também estamos estudando o fornecimento de caminhões-caçamba, o que deverá ocorrer a partir do segundo semestre”, afirmou Dilma.

Segundo a presidente, com as 29 máquinas entregues no Paraná, o total nacional chega a 95 retroescavadeiras e deverá atingir 186 até o final do ano. Além das melhorias nas estradas vicinais, outra obra estratégica para o Estado está no ramal ferroviário entre Maracaju (MS) e Cascavel (PR), permitindo a ligação do Mato Grosso do Sul com o Porto de Paranaguá. O projeto faz parte do plano do governo de ampliar em 10 mil quilômetros a malha ferroviária do País.

Segundo o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, que também é agrônomo, a política de financiamento agrícola do governo federal abrange todos os tipos de produtores.

A presidente enfatizou o papel de destaque do Paraná nesse cenário. O estado registrou um crescimento de 12% na safra do ano passado, respondendo por 19% da produção nacional de grãos. “E produzindo de maneira cada vez mais sustentável, com técnicas como o plantio direto na palha. Hoje, somente no Paraná, já temos 655 contratos de financiamento no Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC)”, informou Dilma, que também elogiou a capacidade de associação dos produtores paranaenses, refletida nas tecnologias expostas e na organização do Show Rural.

“Antigamente, havia um descompasso entre as necessidades dos agricultores e os recursos ofertados. Hoje, isso está absolutamente alinhado e com os menos juros da história”, comemorou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que participou da solenidade. “E é uma política de financiamento voltada para todos os portes de produtores, do familiar ao agronegócio”, completou.

Durante a solenidade, prefeitos dos 29 municípios receberam das mãos de Dilma as chaves das retroescavadeiras.

Além de Samek, participaram do evento a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil); o ministro Mendes Ribeiro (Agricultura); o secretário nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini; o governador Beto Richa; o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno; o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias; o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o presidente do Incra, Carlos Guedes; o deputado federal Nelson Padovani; os senadores Acir Gurcacz, Blairo Maggi, Sérgio Souza e Kátia Abreu; e representantes de entidades de classe da agricultura.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário