terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Itaipu-Saúde amplia o foco para 2013

 Félix Ayala (à direita) fala aos participantes da reunião, nesta terça-feira (29), no PTI.

O primeiro passo para a colaboração em projetos que possam ser transformados em políticas públicas na área estrutural de saúde no Brasil, Paraguai e Argentina, envolvendo inclusive o poder legislativo destes países, foi dado nesta terça-feira (29), durante reunião ordinária do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu-Saúde), no Auditório César Lattes, no PTI.

O encontro teve a presença do vice-ministro da Saúde do Paraguai, Félix Ayala, e da senadora Lilian Samaniego. O grupo fará convites para que, nas próximas reuniões, também haja a participação de senadores e ministros do Brasil e da Argentina.

Ações estruturantes

O coordenador do GT Itaipu-Saúde e assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima, explica que, embora já reúna representantes das três esferas de governo, o objetivo do grupo agora é reforçar a participação desses poderes. “Nosso próximo desafio é pensar em ações mais estruturantes. Para isso, queremos envolver também o legislativo”, disse.

Um exemplo bem-sucedido desse trabalho vem do primeiro ano de atividades do GT: em 2003, o grupo colaborou na implantação do Sistema Integrado de Saúde das Fronteiras (Sis-Fronteira). O programa, instituído em 2005, pelo Ministério da Saúde do Brasil, contribui para o fortalecimento dos sistemas locais de saúde dos municípios nas cidades fronteiriças.

Novo objetivo

Segundo a senadora Lilian Samaniego, o GT contribuiu muito para reduzir problemas comuns de saúde na região de fronteira, como a raiva canina e a reduzir a mortalidade infantil, mas agora é o momento de focar em um novo objetivo.

“Acredito que vocês podem e vão colaborar para ajudar a saúde do Paraguai como um todo”, disse. A maior preocupação das autoridades sanitárias do país vizinho atualmente é a eliminação dos criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Somente nos primeiros 29 dias de 2013 já foram confirmados 14 mil casos da doença e registradas 16 mortes.

Parceria fortalecida

Para Félix Ayala, assim como a construção de Itaipu foi fundamental para o desenvolvimento econômico da região na década de 80, o GT Itaipu-Saúde vem contribuindo para o progresso na área da saúde. “Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este formam uma grande metrópole com problemas comuns. É de vital importância atuar de forma conjunta”, ressaltou.

De acordo com Ayala, o Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai participará, a partir de 2013, de forma mais efetiva do GT. “Queremos levar a metodologia aplicada aqui para outras regiões fronteiriças paraguaias, como Pedro Juan Caballero e Chaco.”

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário