quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Acreditação Hospitalar: Costa Cavalcanti conquista Nível 2

 A entrega da certificação reuniu autoridades e funcionários do hospital, no Centro Clínico, nesta terça (6).

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) recebeu, na noite dessa terça-feira (6), a Certificação Nível 2 de Acreditação Hospitalar – reconhecimento semelhante ao ISO, mas exclusivo para instituições de saúde.

A cerimônia de entrega aconteceu no Centro Clínico do hospital, em Foz do Iguaçu, e teve a presença do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; do diretor-superintendente do HMCC, Anilton José Beal; do diretor do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Rubens José Covello; e do Presidente do Conselho de Curadores, Carlos Knakiewicz; além de médicos e funcionários da unidade.

 
Anilton José Beal (à direita) recebe o certificado em nome do hospital.

A certificação é feita pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O título de Nível 2 é entregue às unidades que, além de oferecer um serviço humanizado, mantém uma gestão de qualidade. Administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy, o HMCC é o primeiro hospital da região e o segundo do Paraná a receber o certificado. No Brasil, apenas 3% das unidades de saúde já a conquistaram.

“Desde que recebemos o título de Hospital Acreditado em 2007, nos esforçamos para manter a qualidade no nosso atendimento. Hoje temos o nível pleno, mas a meta da família Costa Cavalcanti é, até 2016, conquistar o Nível 3, de excelência”, disse Beal.

Equipe

Samek disse que a obtenção do Nível 2 “é uma marca espetacular, não apenas para a unidade, mas para toda a população de Foz do Iguaçu”. Segundo ele, a conquista demonstra a excelência do atendimento, tanto para pacientes particulares, como para convênios e do SUS. “Periodicamente recebo resultado das pesquisas realizadas entre os pacientes. Só tem elogio”.

Para Samek, a certificação é resultado de um esforço conjunto. “Se não fosse o comprometimento de toda a equipe, desde o diretor, seguranças, corpo clínico, zeladores, administradores e enfermeiros, isso não seria possível.”

Mais humanização

Covello ratificou as palavras de Samek. Segundo ele, a cada seis meses o IQG vistoria as unidades. E nessas visitas, mais do que avaliar a estrutura física, verifica o atendimento e o cuidado com os pacientes.

“[O HMCC] É uma unidade que possui segurança, padronização de procedimentos, programas de capacitação e qualidade dos serviços, além da formulação de indicadores para a tomada de decisões.”

Acreditado

Um hospital acreditado oferece segurança para os pacientes e profissionais; qualidade da assistência; construção de equipe e melhoria contínua; instrumento de gerenciamento útil; critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira e busca pela melhoria contínua. Os itens são avaliados a cada seis meses.

Construído pela Itaipu

Inaugurado em julho de 1979, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti foi construído pela Itaipu Binacional inicialmente para atender apenas seus trabalhadores durante a construção da barragem.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário