terça-feira, 11 de setembro de 2012

Crescimento: Plugados chega à Universidade

O Projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura, mantido pela Casa do Teatro e Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, está ampliando suas atividades e ganhando novos espaços. Por incentivo da Itaipu, depois de passar pelo Ensino Médio, chegou à universidade, mais precisamente à Universidade da Integração Latino-Americana (Unila).

Paralelo a formação artística e cultural de 800 alunos das escolas públicas de Foz do Iguaçu - trabalho que já rendeu vários prêmios ao projeto -, os adolescentes estão ministrando oficinas de teatro e dança para 40 acadêmicos da Unila. As aulas ocorrem quatro vezes por semana no campus da universidade, no Centro.


Depois quatro meses de formação, os acadêmicos serão responsáveis pela multiplicação dos conteúdos artísticos e cultuais, em escolas e comunidades iguaçuenses. Até lá, como atividade extracurricular, os “unileiros” promovem oficinas de cinema e vídeo nas escolas estaduais.

Com isso, o número de plugados também vai aumentar. Além dos 40 adolescentes que já recebem “Bolsa Auxílio Permanência”, no valor de R$ 100, 30 universitários também passarão a receber a ajuda e serão considerados “plugados”.

Além do processo de formação e de multiplicação dos conteúdos em teatro, dança e cidadania, promovidos pelo programa, também está sendo construída uma agenda de atividades artísticas e culturais no campus, envolvendo a produção de alunos e professores da universidade.

A coordenadora do PPCA, Gládis Mirtha Baez, explicou que esta foi uma forma proposta pela Itaipu para integrar os unileiros à comunidade. “A Itaipu e a Casa do Teatro abriram o Plugados para os acadêmicos. Ainda é um projeto piloto, mas com certeza ganhará mais força no próximo ano”, disse.

Parceria

A coordenadora do Plugados, Arinha Rocha, explica que todos tendem a ganhar com este novo trabalho. O projeto porque amplia o leque de atividades artísticas oferecidas, pois os acadêmicos da Unila vêm de uma cultura diferente e ajuda a universidade na construção de uma agenda permanente de produção e de circulação artística e cultural. “A intenção é dotar o campus de uma programação permanente de arte e cultura, através de oficinas formação e apresentações, reunindo estudantes e a comunidade”, disse Arinha.

Para o Reitor da Unila, Hélgio Trindade, esta preocupação da Itaipu em abrir os espaços dos seus programas para os unileiros reforçará os vínculos entre a instituição universitária e a comunidade do município. “A cultura é um valioso instrumento para a integração entre as pessoas. Por isso, confiamos que essas atividades contribuirão para fomentar a produção cultural de nossos alunos e professores, além de aproximar a universidade e a população iguaçuense”.

E completou Joel de Lima, assistente Diretor Geral da Itaipu. “Foz já possui uma vocação cosmopolita, onde vários povos e culturas estão permanentemente em contato e em constante troca. Com as ações do projeto Plugado! na universidade será possível ampliar a integração latino-americana e os laços de união e solidariedade entre as nações”.

Plugado

O projeto Plugado! é realizado desde de 2009, através de financiamento da Itaipu Binacional, além de contar com o apoio institucional do Núcleo Regional de Educação. Neste período, a ação beneficiou cerca de 800 adolescentes e jovens dos ensinos fundamental e médio de 10 escolas estaduais.

Na Unila, as atividades serão desenvolvidas através da Secretaria de Assistência Estudantil (Saec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário