sexta-feira, 20 de julho de 2012

Idosos: Abrunati pede alteração na LDB

A Associação Brasileira de Universidades Abertas à Terceira Idade (Abrunati) e a Itaipu Binacional, através do Programa Rede Cidadã, entregaram ao senador Cristovam Buarque um documento solicitando a alteração na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). Ao receber o pedido, Buarque pediu à assessoria dele preparar um texto de defesa e se comprometeu a propor o debate no Senado Federal.

O documento foi o primeiro assinado pela Abrunati, homologada em junho em Foz do Iguaçu.

A entrega do pedido foi realizada em uma reunião em Brasília, no dia 13, com a presença do presidente da Abrunati, Antônio Carlos Nantes e dos diretores Reina Taam, Mauro José Cury e Cláudio Stieltjes. Integrou o grupo também a coordenadora do Rede Cidadã, Criviam Paiva de Siqueira.


Proposta

O documento pede a inclusão de educação permanente da pessoa idosa. “Hoje, as Unatis são programas de extensão das universidades federais e estaduais e não integram o sistema oficial de ensino. Com isso, a educação oferecida aos idosos não é contemplada no orçamento do Estado”, explicou Criviam.

No entendimento de Nantes, com o amparo legal da LDB o cenário muda e o poder público passa a se responsabilizar por essa demanda. Sem contar que a integração no Sistema Educacional Brasileiro configura como uma medida importante para a consolidação das Unatis.

Conselho

A Abrunati é a nova integrante do Conselho Nacional do Direito da Pessoa Idosa e participará da audiência pública para discutir o Plano Nacional de Educação, em setembro.

O convite ocorreu após o grupo participar de uma reunião, na Secretaria dos Direitos Humanos, também em Brasília, com a coordenadora da Pessoa Idosa, Neusa Muller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário