segunda-feira, 28 de maio de 2012

Curso contra violência sexual quer potencializar ações na fronteira



Começou nesta segunda-feira, 28, a “Capacitação da rede local no enfrentamento à violência sexual” voltada aos profissionais que atuam na rede de enfrentamento à violência e na formulação de Políticas Públicas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu. O curso, que prossegue até quarta-feira, 30, está sendo realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e conta com a presença de mais de 100 pessoas.

Durante os três dias discutirão formas de potencializar as ações de combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil na região, como por exemplo, a necessidade de instalação de um segundo conselho tutelar. Para isso, debatem o papel das políticas públicas, o sistema de proteção integral de meninos e meninas, bem como a situação da legislação penal brasileira. Em junho, um outro curso reunirá profissionais de Foz do Iguaçu, Ciudad Del Este e Puerto Iguazú.

Na cerimônia de abertura, o assistente do diretor-geral, Joel de Lima, disse que, embora ainda hoje haja muitas crianças em situação de vulnerabilidade no município, num futuro não muito distante, este problema poderá fazer parte do passado. “Em 1994 começamos num pequeno grupo discutir o problema. Na época, o município que vive da sua imagem turística, parecia não ver ou não querer ver a existência da exploração infantojuvenil. Entretanto, hoje, não só reconhece o problema, mas centenas de pessoas trabalham na defesa dos direitos da infância”, afirmou.

O delegado da Polícia Federal, Rodrigo Perin Nardi, pediu a colaboração de todos os integrantes para divulgar o Disque 100 e incentivar a denúncia. “Com certeza há dezenas de mães que atravessam a fronteira com as filhas para fins de exploração, mas se ambas estão com a documentação em dia, não temos como atuar”, disse. Desta forma, a Polícia Federal passou a atuar mais na prevenção. “Estamos divulgando materiais gráficos buscando a prevenção, pois a repressão, às vezes, não é possível”.

“Queremos mobilizar a rede, fomentar o tema e capacitar os profissionais para lidar melhor com as ações de combate à violência”, explicou Suely Ruiz, do PAIR Mercosul (Estratégia Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual no Mercosul).

A capacitação é uma promoção do Pair/Mercosul, com o apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.

Dia de Combate

A atividade faz parte das mobilizações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.

Em Foz do Iguaçu, a rede vem ao longo dos anos aprimorando as ações públicas, com campanhas, passeatas e capacitações sobre o tema. O foco é sempre o mesmo: fortalecer a luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

No dia 18, a rede, a exemplo do que acontece no Brasil inteiro, promoveu uma caminhada de 3 quilômetros, pela Avenida Brasil, para chamar a atenção da população sobre o problema.

Fotos: Caio Coronel

Nenhum comentário:

Postar um comentário