quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mais música: Banda da Guarda Mirim ganha novos instrumentos

A Banda da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, organização que tem o apoio da Itaipu Binacional, recebeu nesta semana 13 novos instrumentos de sopro, adquiridos por meio de um repasse de R$ 25 mil do Ministério da Cultura. A entrega oficial dos equipamentos ocorreu nessa terça-feira (24) na sede da Guarda, com a presença de Joel de Lima, assistente do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek.

Os novos instrumentos substituirão os antigos que estavam em más condições de conservação. Os últimos foram adquiridos em 1996.

A Itaipu Binacional é parceira da Guarda Mirim, inclusive por meio do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT).  A Usina emprega cerca de 200 adolescentes.
“É um orgulho para a cidade ter uma banda com tanta qualidade musical. Mesmo com equipamentos antigos, a técnica sempre superou”, elogiou Joel.

A Banda é composta por 30 adolescentes que recebem uma bolsa de até um salário mínimo para aprender a música e fazer apresentações em eventos e cerimoniais em Foz do Iguaçu. Laudicéia Braga Rodrigues, diretora interina da Guarda, lembrou: " A Banda começou em 1977 quando um adolescente interessado em um trabalho procurou a instituição. Perguntaram o que ele sabia fazer e o garoto disse, tocar”.

Recursos
Os novos instrumentos foram adquiridos com um recurso de R$ 25 mil repassado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte) após a apresentação de um projeto às instituições.

Dos 13 instrumentos musicais, foram 3 trombones de vara ; 3 trompetes; 2 euphoniums; 4 clarinetas e 1 flauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário