terça-feira, 24 de abril de 2012

Itaipu e FPTI serão amigas de Jericó

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI) e a Prefeitura de Jericó, na Palestina, assinaram nesta terça-feira (24) um termo de cooperação nas áreas de tecnologia social, energia, meio ambiente, ciência, planejamento urbano, transporte e habitação entre as duas instituições.

O documento foi assinado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; pelo embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben; pelo prefeito de Jericó, Hassan Saleh, e pelo diretor-superintendente do PTI, Juan Sotuyo.


O termo prevê o intercâmbio de tecnologias sociais e culturais. Jericó e o restante da Palestina, segundo Saleh, tem, entre outros interesses, investir em iniciativas voltadas para a produção de energia limpa e o cuidado com a água. “Temos problemas na geração de energia, não só em Jericó, mas em todo o estado. Vamos aproveitar muito o que a Itaipu e o PTI podem nos ensinar”, disse.

“Foz é grata ao povo palestino por escolher essa terra para fazer negócios. Temos muito a aprender com eles, especialmente na área cultural, pois o Brasil é um país novo e Foz do Iguaçu é muito nova quando comparada a Jericó, a cidade mais velha do mundo”, agradeceu Samek. E acrescentou: “Temos milênios de cultura para buscar em Jericó. E vamos fazer isso. Esse documento transforma nossa vontade em ato concreto”.

Antes da assinatura, a comitiva palestina conheceu a estrutura do PTI. “O que eu vi hoje é uma bela imagem do Brasil. Esse País é uma potência econômica e educacional, além de exemplo de democracia. É um exemplo para todos nós”, retribuiu o prefeito de Jericó.

Foz e Jericó

A prefeitura de Foz do Iguaçu também assinou um protocolo de Irmanação e Cooperação com Jericó. A cerimônia aconteceu às 10h30 na Câmara Municipal. O objetivo é promover cooperação e fraternidade, por meio de intercâmbio cultural, social, turístico e econômico.

A irmanação também possui um viés geopolítico, pois, além da divulgação turística de ambas as cidades, a proposição é um instrumento de reconhecimento à cidade de Jericó e ao seu povo, que há tanto tempo luta por uma nação livre. Aberta à comunidade, a solenidade incluiu a exibição de vídeos institucionais sobre os atrativos turísticos e a história das duas cidades irmanadas.

Segundo o vereador Nilton Bobato, autor da proposta, as duas cidades compartilham traços marcantes. “O mais notável na relação entre Foz e Jericó é a formação da identidade da cidade brasileira, cimentada em um amplo repertório étnico, principalmente com base na cultura árabe, que constitui a etnia com maior número de habitantes da fronteira”.

A presença da cultura árabe se estende à culinária, ao comércio, à religião e se mescla com a diversidade cultural da fronteira, constituindo uma unidade multicultural singular no País. Outra característica em comum é o potencial turístico das cidades. Foz do Iguaçu, com as exuberantes Cataratas do Iguaçu e a maior usina hidrelétrica em geração de energia, e Jericó, por abrigar uma das maiores fontes de pesquisa arqueológica.

Com mais de 10 mil anos de existência, é considerada um dos berços da civilização. A cidade tem uma população estimada em 40 mil habitantes e recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano. O número é semelhante ao de visitantes recebidos pelas Cataratas do Iguaçu, um dos principais cartões postais do Brasil e uma das sete maravilhas da Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário