quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PNUD negocia criação de escritório no PTI

Da esquerda para a direita: Juan Sotuyo, superintendente da Fundação PTI; Herlon de Almeida, assessor do DGB; Giovanni Camilleri, representante do PNUD; e Santiago Gallo, da área de cooperação internacional do PTI.

O projeto Articulação de Redes Territoriais (ART), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está em negociações com a Itaipu para a instalação de um escritório de representação para a América Latina, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Em operação desde 2005, o ART já contabiliza cerca de 1.200 projetos de cooperação dos mais variados gêneros, como o compartilhamento de tecnologias, técnicas de gestão, ações ambientais e sociais.

Conforme explica o coordenador internacional do ART, Giovanni Camilleri, essa iniciativa distingue-se do tradicional modelo de cooperação entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, que pressupõe uma relação doador-receptor. “Buscamos promover parcerias em que as duas partes possam contribuir para o desenvolvimento uma da outra”, afirmou.

O foco do ART, segundo ele, é buscar o desenvolvimento econômico e social a partir dos talentos regionais e não da importação de modelos já utilizados por países ricos. “Também não se trata apenas de uma troca de informações e experiências, mas também de apoio na execução dos projetos”, completou.

Camilleri explicou que são várias as razões para o PNUD ter uma representação dessa iniciativa no Brasil, mas destacou duas. Em primeiro, muitos países do hemisfério Sul reconhecem no Brasil um parceiro com quem podem compartilhar diversos temas de desenvolvimento. “Em segundo, identificamos que a Itaipu tem uma experiência relevante em temas como energia, água e relacionamento binacional”, apontou.

Conforme o assessor da diretoria-geral brasileira da Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida, a presença do escritório do ART, caso venha a ser confirmada, beneficiará projetos voltados ao desenvolvimento da região da Tríplice Fronteira. “É um projeto com larga experiência internacional no apoio a projetos de cooperação e que, por isso, têm muito a contribuir para a nossa região”, disse.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário