sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Vidas viraram e outras vão virar: adolescentes recebem certificados e outros iniciam curso

A vida de 10 adolescentes que participaram do curso oferecido pelo Projeto Vira Vida virou completamente no último ano. De meninas tímidas e em situação de vulnerabilidade social a jovens determinadas e aptas para ingressarem no mundo do trabalho como auxiliar administrativo. 

A entrega dos certificados ocorreu nesta manhã de sexta-feira, 2, no auditório do Sesc, em Foz do Iguaçu.

A cerimônia contou com a presença do assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima, do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, e representantes de entidades parceiras do “Vira Vida”.

O Vira Vida é desenvolvido pelo Sesi em parceria com a Itaipu, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) e Sebrae, também entidades do setor de transporte (Sest e Senat) e do comércio (Sesc e Senac).

Durante um ano, as 10 jovens, entre 16 e 21 anos, selecionadas pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Foz do Iguaçu (Rede Proteger) tiveram aulas diariamente de auxiliar administrativo, com ênfase em produção industrial. Para ajudar nas despesas, receberam bolsa mensal valor de R$ 500, além de atendimento médico, odontológico e psicológico.


Vidas Viradas

Aline, de 21 anos e Bianca tiveram as vidas viradas então pouco tempo. Aline já está trabalhando. Para ela, apesar do emprego fazer toda a diferença, o curso proporcionou uma transformação no jeito de pensar, ser e agir. “Eu era muito tímida e quase não falava. Hoje sou mais comunicativa e bem mais confiante”, relatou. Aline fez o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e aguarda ser chamada para cursar Administração em uma faculdade pública.

Bianca não tinha planos para o futuro até ingressar no curso há um ano. “Minha vida mudou totalmente. Hoje sou mais responsável, casei e estou grávida. Estou muito feliz”, contou. Bianca já recebeu várias propostas de emprego, mas vai esperar o bebê nascer para começar a trabalhar.

Para Joel de lima, além do aprendizado que é uma conquista de cada uma delas, há uma transformação visível no comportamento dessas meninas. “Estão com um semblante mais alegre e estão determinadas a conquistar um espaço na sociedade, muito diferente daquelas garotas ‘desconfiadas’ que ingressaram no projeto há um ano”, frisou. Segundo Joel, são esses resultados positivos que impulsionam a Itaipu Binacional a continuar a investindo em programas sociais, tanto na área da educação, saúde e erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Futuro

Embora o curso tenha começado há cinco meses, paralela à formatura foi realizada a aula inaugural da segunda turma, formada por 22 adolescentes.  Thaís de 18 anos acredita que como Aline e Bianca o futuro dela também será melhor. “Em pouco tempo de aula já aprendemos muito. Todo dia aprendo algo que jamais imaginei que existia. Este curso será o primeiro passo para a minha carreira profissional”, disse.

Jair Meneguelli, garantiu às formandas que fará o possível para conseguir emprego para todas e o Sesi oferecerá outros cursos profissionalizantes. Aos novatos, incentivou a participação. “Nenhum de vocês vai desistir. Em 2012 queremos fazer a formatura da turma completa”.

Em todo o Brasil, 780 jovens já foram beneficiados pelo Vira Vida.

Em risco

Não existem dados atuais de quantos jovens vivem em situação de risco na fronteira. O último relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontava pouco mais de três mil crianças e adolescentes na faixa entre Brasil, Paraguai e Argentina. Embora muitos tenham sido encaminhados e atendidos por projetos sociais, muitos se tornam alvos fáceis da atuação do crime organizado, como tráfico e contrabando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário