quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

No Paraná, Paulo Bernardo faz balanço do primeiro ano de Dilma

Em passagem pela região Oeste, na terça-feira, 13, para lançamento de projetos de inclusão digital para jovens da zona rural, Paulo Bernardo, que está no Ministério há sete anos – primeiro no Planejamento e agora, nas Comunicações –, fez um balanço rápido do primeiro ano de governo da Presidenta Dilma Rousseff, sobretudo na área econômica.

Segundo Bernardo, a equipe e a própria presidenta está muito contente. Apesar de o mundo enfrentar uma crise econômica fenomenal, o Brasil continua se desenvolvendo, crescendo e gerando empregos.

Na Europa, países inteiros estão sob riscos de quebrar. A própria União Europeia pode ser desfeita. “Torcemos para que isso não aconteça e se recupere”. A economia americana também não vai bem. Voltou a crescer, mas em nível insuficiente. Enquanto isso, o Brasil manteve a economia crescendo. Não na medida prevista de 4,5%, mas chegará a 3,5%.

Uma coisa importante, apontada pelo Ministro é a baixa taxa de desemprego. Na casa dos 6%, um das menores já registradas. “ Isso é importante, porque não basta olhar apenas os números da economia, é preciso prestar atenção da taxa de desemprego”, pontuou.

E completou: “A Espanha, por exemplo, está com quase 25% de desemprego, ou seja, muita gente com dificuldade de tocar a vida. No Brasil, conseguimos manter a crise longe”.

Para Bernardo, está sendo possível manter a crise longe devido às medidas tomadas pelo Governo, como por exemplo, a redução dos juros e impostos. “As vendas de final de ano estavam fracas. Resolvemos baixar o IPI para estimular o consumo e circular um pouco mais de dinheiro e, assim, revitalizar o comércio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário