sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Plugados! poderá ser replicado nas cidades que serão sedes da Copa



A metodologia de disseminação da cultura e o incentivo ao protagonismo juvenil aplicada pelo Projeto Plugados – Canais Ligados na Cultura!, em dez escolas públicas de Foz do Iguaçu, poderá  ser replicado nas cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. 

 Nesta sexta-feira e sábado (dias 11 e 12), a coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu, Gládis Mirtha Baez, e a diretora da Casa do Teatro, Arinha Rocha, participam em Brasília da segunda fase da oficina “Disseminação da metodologia pesquisa-ação e intervenção social com adolescentes em situação de exploração sexual nas cidades sedes da Copa Mundial de Futebol – 2014”, em Brasília.
  
A oficina é organizada pelo Núcleo de Estudos da Infância e Juventude (NEIJ), Universidade de Brasília e Violes – Grupo de Pesquisa sobre Violência, Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes.

Juntamente com outras iniciativas brasileiras, como o Balé Mobilis, do Ceará, e a Orquestra Nzinga de Berimbaus, da Bahia, a proposta é construir um projeto capaz de ocupar de forma lúdica e educativa o tempo de jovens durante a Copa do Mundo, principalmente nas cidades onde serão realizados os jogos.
  
“Como o fluxo de pessoas nesta época será muito intenso, muitos adolescentes podem ficar vulneráveis à exploração sexual, à violação ou desrespeito aos seus direitos. Nosso papel é protegê-los. Para isso, não podemos deixá-los ociosos”, destacou Mirtha.

Para Joel de Lima, assistente da Direção Geral, o Plugados! tem condições, inclusive, de ser exemplo para implantação de uma política pública na área de cuidado com os jovens.
 
Plugados


O Plugados é mantido pela Casa do Teatro e Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). Em maio, recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria Protagonista de Crianças e Adolescentes.
  
O programa beneficia cerca de 400 estudantes e mantém 40 agentes culturais de 10 escolas. Eles atuam como multiplicadores das linguagens de teatro e dança e oferecem formação para a cidadania e a participação social. Cada plugado recebe uma bolsa de R$ 100, como forma de estímulo e de complementação da renda familiar.

A metodologia de disseminação da cultura e o incentivo ao protagonismo juvenil aplicada pelo Projeto Plugados – Canais Ligados na Cultura!, em dez escolas públicas de Foz do Iguaçu, poderá  ser replicado nas cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. 
Fonte: JIE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário