segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Participe: Inscrições para 1º Encontro Mundial de Blogueiros se encerram nesta segunda (24)


 
Foz do Iguaçu se tornará o centro de discussão das mídias alternativas de todo o planeta nesta semana. De quinta-feira (27) a sábado (29), a cidade receberá internautas e ativistas sociais de diversos países para o 1º Encontro Mundial de Blogueiros, que será realizado no Cineteatro do Barrageiro, na Itaipu. As inscrições encerram-se nesta segunda-feira (24) e devem ser feitas por meio do site http://blogueirosdomundo.com.br/inscricao.
  
A abertura oficial do evento será na quinta-feira, a partir das 19h, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu. A binacional patrocina o evento, para o qual são esperadas mais de 500 pessoas de países latino-americanos e de nações como Estados Unidos, Egito, Índia, Japão, Gana, Espanha, Islândia, França.
  
O encontro discutirá “O papel da blogosfera na construção da democracia”. Na pauta estarão temas como o impacto sofrido pelas mídias tradicionais com o advento do uso da internet como uma rede alternativa de informações. 

  
Um dos maiores expoentes do cyberativismo, o Wikileaks – site que publica informações confidenciais de interesse público, vazadas de governos e empresas – terá participação no encontro.

    
Para o porta-voz do Wikileaks, Kristinn Hrafnsson, "mídia livre é sociedade livre". 

O porta-voz da organização, o jornalista islandês Kristinn Hrafnsson, confirmou presença no primeiro dia de debates, na sexta-feira (28). Às 9h, ele dividirá a mesa ao lado de outras autoridades do jornalismo mundial, como Ignacio Ramonet, criador do jornal francês Le Monde Diplomatique.
  
O debate “O papel das novas mídias” terá ainda a presença dos brasileiros Luis Nassif, jornalista premiado e blogueiro, e Dênis de Moraes, pós-doutor em Comunicação e professor do departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

  
Os demais painéis do dia tratarão das experiências progressistas nos Estados Unidos e Europa, às 14h, e na Ásia e África, às 16h. Também são esperados Jesse Chacón, ex-ministro das Comunicações da Venezuela, e Pascual Serrano, fundador de um dos maiores sites de esquerda da Europa, o Rebelión, entre outros.

 
No sábado, dia 29, a programação será retomada às 9h com o painel sobre as ações de mídia na América Latina. Às 14h, o painel se volta para o Brasil. O ministro dos Esportes, Orlando Silva, é uma das autoridades previstas para o encontro no sábado.   
A última discussão do evento tratará da luta pela liberdade de expressão e pela democratização da comunicação, com início às 14h. No encerramento, os participantes aprovarão uma carta única de propostas sobre o tema.

  
O encontro é promovido pelo Instituto Barão Itararé e Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), com o patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) e do ClickFoz, entre outros.

  
Em rede 
   
A programação completa foi apresentada na última sexta-feira (21) à imprensa local de Foz do Iguaçu pelos organizadores Altamiro Borges e Esmael de Morais. A reunião contou com a presença de Gilmar Piolla e de alguns tuiteiros famosos da cidade, como Jacqueline Pereira, que tem mais de 13 mil seguidores no seu perfil @nerdeliciouss no Twitter.
    
Segundo Altamiro Borges, o Encontro em Foz abrirá portas para o aumento da representatividade da blogosfera no Brasil. Para 2012, os organizadores já planejam ampliar os temas discutidos, com o convite a blogueiros dos setores de viagens e criatividade.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário