segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Empresários vão reivindicar implantação do curso de Medicina em Foz do Iguaçu

Os empresários filiados à Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) se comprometeram nesta segunda-feira, 5, a serem parceiros da Unioeste e demais entidades da cidade na reivindicação junto aos governos Estadual e Federal para a implantação do curso de Medicina em Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

Um grupo de trabalho será responsável por levantar as questões técnicas e solicitar apoio de outras entidades, dentre elas a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) que estará reunida em Foz no próximo dia 17.

“O curso de Medicina de Foz já é uma bandeira da Acifi. Ajudaremos a mobilizar a população e daremos todo o apoio necessário”, afirmou a presidente da Acifi, Elizangela de Paula Kuhn.

Necessidades

A decisão foi tomada após o reitor da universidade, Alcebíades Orlando acompanhado de Joel de Lima, assistente do diretor-geral da Itaipu, apresentar as necessidades na área da saúde e os benefícios que o curso trará à cidade. “Cascavel tornou-se um centro de especialidades médicas, após o curso de Medicina. Médicos de várias partes do país vieram atuar em Cascavel”, disse o reitor.

Segundo Alcebíades nunca o governo federal esteve tão disposto a ouvir esta reivindicação. A Presidente Dilma determinou a elaboração de um "Plano de Expansão da Rede Federal de Ensino", que visa expandir a rede de ensino e pesquisa para o interior do Brasil. A proposta é abrir 250 mil vagas nas universidades federais e 600 mil nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em 2014.

“Semana passada, eu, Joel e representantes da AMOP estivemos com a Ministra da Casa-Civil, Gleisi Hoffmann. Ela se comprometeu a nos ajudar”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário