quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Conferência incentiva empresas a contratar jovens aprendizes


Nesta-quarta-feira, o Centro de Atenção Integral ao Adolescente (Caia) reuniu mais de 300 pessoas, entre empresários e jovens em busca do primeiro emprego, na 1ª Conferência sobre a Lei de Aprendizagem promovida pela entidade, no Recanto Park Hotel. O tema abordado foi “O Jovem no Mercado de Trabalho: interfaces de sucesso". A ideia foi explicar as facilidades e vantagens da contratação de jovens.
  
Em busca do primeiro emprego, jovens lotam conferência.
  
O procurador do Ministério Público do Trabalho, Enoque Ribeiro dos Santos, explicou que, por lei, toda empresa, com faturamento anual acima de R$ 2,5 milhões deve ter pelo menos um aprendiz no quadro de funcionários, entretanto, instituições menores também podem e devem investir na contratação de estudantes.

“O trabalho juvenil é legal e faz toda a diferença na vida do adolescente”, disse Thais Ghisi, coordenadora do Centro de Atenção Integral ao Adolescente (Caia). O assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima ressaltou que essa região oferece muitas oportunidades para o descaminho, mas também há instituições preocupadas com a formação profissional de cada menino e menina.
 
Joel lembrou que nos últimos anos a cidade vem recebendo  investimentos do governo federal na área da educação. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e escola técnica federal são exemplos disso.

A Itaipu Binacional mantém uma parceira com o Caia por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). A entidade oferece cursos educativos e profissionalizantes para crianças e adolescentes da região do bairro Porto Meira. Ali, as famílias também recebem atendimento médico e social.

Atualmente, dos 100 jovens inscritos nos cursos de rotinas administrativas e operacionalidade hoteleira, 81 estão atuando no mercado de trabalho. “Esse mês, uma de nossas alunas deixou de ser aprendiz para ser contratada pela empresa. Outras instituições deveriam seguir o exemplo”, destacou Thais.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário