quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Banco de dados facilitará cooperação entre países na área de saúde


Uma plataforma eletrônica na página do Fundo de Populações das Nações Unidas (Unfpa) facilitará a cooperação técnica na área de saúde entre os 12 países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), entre eles Colômbia, Suriname, Uruguai e Equador.
 
O banco de dados está sendo elaborado por técnicos dos Ministérios da Saúde desses países, numa oficina realizada no Centro de Treinamento da Itaipu, desde quarta-feira (31). A reunião encerra nesta sexta-feira (2).

A técnica de cooperação institucional da assessoria internacional do Ministério da Saúde do Brasil, Lícia Lemos, diz que o objetivo é reduzir a burocracia no atendimento e evitar duplicidade de atendimentos. “Hoje, tudo é feito com documentos impressos que passam por vários setores. Com a plataforma, boa parte do serviço será digital”, explica.
 
No banco de dados, todos os integrantes da Unasul preencherão suas necessidades de atendimento e, ao mesmo tempo, em quais áreas podem auxiliar outras nações.
 
O Brasil, por exemplo, é referência em Banco de Leite Humano. Outros países, que precisam de auxílio para implantar este tipo de sistema, poderão buscar ajuda brasileira. O Chile tem experiência em desastres como terremotos, conhecimento que também poderá ser compartilhado. “Essas e, outras informações, estarão dispostas na plataforma. Bastará ao técnico olhar quem oferece e quem precisa do serviço”, diz Lícia.

Para o assessor de Cooperação Internacional do Ministério da Saúde do Brasil, Renato Ferraz, um dos principais problemas no modelo atual é a duplicidade de pedidos e respostas para ajuda. “No caso da dengue, vários países oferecem cooperação. Com isso, hoje, há duplicidade no atendimento, o que não precisaria ocorrer”, afirma.
 
A oficina definirá ainda os detalhes do Fórum de Cooperação Internacional em Saúde, previsto para ocorrer entre 23 a 25 de novembro na cidade do Rio de Janeiro. Durante o Fórum será escrita uma carta de recomendações, diretrizes e compromissos assinada pelos 12 países da Unasul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
 
A reunião está sendo realizada em Itaipu por dois motivos: por se tratar de uma empresa binacional e por contar com uma grande experiência na articulação e cooperação entre três países, devido ao Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu-Saúde).

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário