Uma plataforma eletrônica na página do Fundo de Populações das Nações Unidas (Unfpa) facilitará a cooperação técnica na área de saúde entre os 12 países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), entre eles Colômbia, Suriname, Uruguai e Equador.
O banco de dados está sendo elaborado por técnicos dos Ministérios da Saúde desses países, numa oficina realizada no Centro de Treinamento da Itaipu, desde quarta-feira (31). A reunião encerra nesta sexta-feira (2).
No banco de dados, todos os integrantes da Unasul preencherão suas necessidades de atendimento e, ao mesmo tempo, em quais áreas podem auxiliar outras nações.
O Brasil, por exemplo, é referência em Banco de Leite Humano. Outros países, que precisam de auxílio para implantar este tipo de sistema, poderão buscar ajuda brasileira. O Chile tem experiência em desastres como terremotos, conhecimento que também poderá ser compartilhado. “Essas e, outras informações, estarão dispostas na plataforma. Bastará ao técnico olhar quem oferece e quem precisa do serviço”, diz Lícia.
Para o assessor de Cooperação Internacional do Ministério da Saúde do Brasil, Renato Ferraz, um dos principais problemas no modelo atual é a duplicidade de pedidos e respostas para ajuda. “No caso da dengue, vários países oferecem cooperação. Com isso, hoje, há duplicidade no atendimento, o que não precisaria ocorrer”, afirma.
A oficina definirá ainda os detalhes do Fórum de Cooperação Internacional em Saúde, previsto para ocorrer entre 23 a 25 de novembro na cidade do Rio de Janeiro. Durante o Fórum será escrita uma carta de recomendações, diretrizes e compromissos assinada pelos 12 países da Unasul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
A reunião está sendo realizada em Itaipu por dois motivos: por se tratar de uma empresa binacional e por contar com uma grande experiência na articulação e cooperação entre três países, devido ao Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu-Saúde).
Fonte: JIE
Nenhum comentário:
Postar um comentário