quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sábado é dia de Cineclube: Em cartaz “O Dia que durou 21 Anos”

Sábado é dia de Cineclube Cinema Aberto, no Teatro Barracão. O documentário a ser exibibido é “O Dia que durou 21 Anos”, dos realizadores brasileiros Flávio Tavares e Camilo Tavares. Como entrada franca, a partir das 19h, após a exibição do filme haverá um debate, na forma de bate-papo, entre os presentes.

O filme retrata os processos de ruptura de uma ordem social ou política determinada, que não contam com o reclame e a participação efetiva da população, apontando e defendendo as suas demandas, exigem, em geral, a preparação de um ambiente psicológico e um cenário político que permita ou justifique as ações de força implantadas.

É recorrente na história, a incidência de conspirações, armações, mentiras e outras falseações desencadeadas para alterar a roda do mundo, para facilitar o acesso ou promover a permanência ou a ampliação dos privilégios nas mãos de alguns grupos.

O Brasil não passou isento a essas investidas. Na década de 1960, diante do apoio popular ao presidente João Goulart e as movimentações de seu governo ao encontro de reivindicações consideradas progressistas, um golpe militar subtraiu a frágil democracia brasileira e passou a espalhar o terror de estado, a censura e a violência por mais de duas décadas.

A película mostra ainda a participação dos EUA na deposição do presidente brasileiro, comprovada através de diversos documentos, imagens, gravações, depoimentos e outros dados. Retrata como foi possível a criação de um cenário favorável para o golpe de 1º de abril, desde o início da preparação até o momento em que John Kennedy foi informado pelo embaixador de seu país da ação que estava entrando em curso.

CINECLUBE

A sessão gratuita de cinema Cineclube Cinema Aberto é realizada todos os meses pelas instituições culturais iguaçuenes Casa do Teatro, Associação Guatá e Casa da América Latina. Os filmes exibidos abordam a realidade dos países e dos povos latino-americanos.

O encontro propõe a reflexão sobre as obras ou de seus respectivos contextos históricos e culturais, os realizadores do filmes ou ainda a produção cinematográfica situada abaixo da linha do Equador. Participam das sessões do cineclube, estudantes e professores de diferentes instituições universitárias e do ensino médio, jornalistas, artistas, comerciantes e pequenos empresários e integrantes do movimento social local.

O endereço na internet do cineclube é o seguinte: http://cineaberto.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário