quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Antes que ela chegue: GT Saúde prepara campanha contra a dengue


O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu Saúde) começou nesta semana a discutir novas ações de prevenção e combate à dengue na região.  Normalmente, a incidência da doença aumenta no verão e diminui no inverno.
  
Nesta terça-feira, durante a 91ª reunião do Grupo, no CRV da margem direita, Ronaldo Trevisan, do setor de Endemias da 9ª Regional de Saúde, explicou que este ano, o Governo do Estado mudou a metodologia de levantamento do número de casos. 


            

Ronaldo Trevisan explica mudanças na metodologia no levantamento de dados.
  
Antes, a contagem era feita de janeiro a dezembro; agora é de 1º de agosto a 30 de julho. A justificativa, segundo Trevisan, é porque o levantamento começava a ser feito com o número de casos em crescimento e não havia medidas preventivas, só de combate.

 
Desde o início da nova contagem, foram notificados 281 casos no Paraná, nenhum deles por enquanto foi confirmado.

A próxima ação é cobrar de todos os municípios a verificação de índice predial. “Em novembro, todas as cidades do Paraná deverão fazer a aferição”, informou. Com base nesses dados, será possível prever quais regiões correm riscos de uma nova epidemia e agir de forma preventiva.
 
Os municípios com 4% de infestação predial são os mais vulneráveis. Além da dengue, entraram na pauta a realização do 1º Encontro de Idosos da Tríplice Fronteira, e a capacitação para promotores de saúde indígena.
  

Acidentes e violência
Nesta quinta-feira, os profissionais de saúde participam do “Seminário sobre Estratégias para Reduzir Acidentes de Trânsito”. A ideia é chamar a atenção da comunidade para o problema e construir propostas para reduzir esses índices.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário