terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dez países debatem Saúde em Foz nesta quarta-feira

Representantes de 10 países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), entre eles Colômbia, Venezuela, Suriname, Uruguai e Equador, participam desta quarta-feira até sexta-feira, no Centro de Treinamento da Usina de Itaipu, de uma oficina sobre cooperação internacional em saúde. A reunião começa às 9h.

A iniciativa é da Rede Sulamericana de Relacões Internacionais e de Cooperação Internacional em Saúde (Redesul-ORIS), que em 2011 é coordenada pelo Brasil.

Nestes três dias, vão mapear ofertas e demandas capaz de otimizar cooperação na área da saúde.

Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar o encontro devido à experiência do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde em articular e propor ações conjuntas entre os países da Tríplice Fronteira.

O embaixador Eduardo Botelho Barbosa, chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde, explica que a oficina identificará boas práticas e lições aprendidas em matéria de cooperação técnica entre países do hemisfério sul que possam ser compartilhadas com os demais países da Redesul.

Barbosa lembra que a saúde é muito demandada em termos de cooperação e essa oficina dará subsídio aos técnicos que trabalham com cooperação nos países da Unasul e que sentem necessidade de trocar ideias sobre aspectos técnicos e políticos desse trabalho.

A oficina visa ainda definir os detalhes do Fórum de Cooperação Internacional em Saúde, a ser realizado de 23 a 25 de novembro na cidade do Rio de Janeiro. Durante o Fórum será escrita uma carta de recomendações, diretrizes e compromissos assinada pelos 12 países da Unasul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário